Saltar para o conteúdo principal da página

Casa da Foz de Arouce - detalhe

Designação

Designação

Casa da Foz de Arouce

Outras Designações / Pesquisas

Casa dos Condes da Foz de Arouce / Casa da Foz de Arouce (Ver Ficha em www.monumentos.gov.pt)

Categoria / Tipologia

Arquitectura Civil / Casa

Inventário Temático

-

Localização

Divisão Administrativa

Coimbra / Lousã / Foz de Arouce e Casal de Ermio

Endereço / Local

-- --
Foz de Arouce

Proteção

Situação Actual

Classificado

Categoria de Protecção

Classificado como IM - Interesse Municipal

Cronologia

A classificação como VC foi convertida para IM nos termos do n.º 2 do art.º 112.º da Lei n.º 107/2001, publicada no DR, I Série-A, N.º 209, de 8-09-2001
Decreto n.º 129/77, DR, I Série, n.º 226, de 29-09-1977 (ver Decreto)

ZEP

-

Zona "non aedificandi"

-

Abrangido em ZEP ou ZP

Abrangido por outra classificação

Património Mundial

-

Descrição Geral

Nota Histórico-Artistica

Imóvel
Erigida na Rua Principal da localidade que lhe dá nome, a Casa de Foz de Arouce é uma habitação senhorial rodeada por terras de cultivo e vinhas, cuja edificação deverá remontar à segunda metade do século XVIII.
O imóvel é composto por dois corpos adossados que formam uma planta irregular, o principal em forma de T, o secundário, adossado às traseiras daquele, em forma de L. O edifício principal corresponde à residência, dividida em dois pisos, com uma longa fachada que integra a cabeceira da capela privada, ritmada pela abertura de janelas com uma requintada moldura recortada e decorada com concheados. Estas denotam uma composição muito próxima da Casa de Santa Rita ou da Casa do Fundo da Vila, ambas localizadas na Lousã. Às fenestrações do piso nobre correspondem, no andar térreo, janelos com guarda de ferro e moldura de pedra. O movimento dos vãos converge, ao centro, no portal rematado por um tímpano, onde se inscreve o brasão dos Furtado de Mesquita Paiva Pinto, família proprietária. Efectivamente, o portal contrasta com o restante edifício, de gosto austero, cuja decoração, circunscrita às molduras dos vãos, denuncia o gosto rococó. A fachada lateral esquerda, com torre, apresenta uma arcada no piso térreo, encimada por varanda fechada, cujos tramos são marcados por pilastras. A fachada posterior é também ritmada pela abertura de janelas no piso superior.
Do lado esquerdo da casa abre-se o portão de acesso às traseiras da propriedade, e do lado direito ergue-se a capela, com cabeceira para a rua principal e entrada através de um portão localizado no interior da propriedade.
O edifício lateral, reservado às dependências agrícolas, divide-se em dois registos, marcados pela abertura de janelas retangulares simples, no superior, e grandes portões de madeira, no inferior.
História
A Casa da Foz de Arouce terá sido edificada no terceiro quartel do século XVIII, data atestada pelo brasão da porta principal, concedido por carta de armas a Joaquim José Furtado de Mesquita Paiva Pinto em 1769. Embora a sua família fosse dona da propriedade desde, pelo menos, o início de Setecentos, e a capela da casa tenha sido fundada em 1724, o edifício, uma imponente habitação de cariz senhorial, denota já uma aproximação à linguagem rococó, com "formas setecentistas mais evoluídas, podendo ser obra mais tardia que a aparência indica" (Gonçalves: 1959, p. 35).
Joaquim Paiva Pinto foi avô paterno de Francisco Augusto Furtado de Mesquita Paiva Pinto, 1.º Conde de Foz de Arouce, e os seus descendentes mantêm a propriedade da casa. Atualmente, a Casa dedica-se à produção vinícola de excelência; nos anos 70, o proprietário João Filipe Osório de Meneses Pitta começou a produzir vinho na Casa, e em 1987 comercializou pela primeira vez o Quinta de Foz de Arouce, mundialmente premiado.
Catarina Oliveira
DGPC, 2016
(com a colaboração da CM Lousã)

Imagens

Bibliografia

Título

A Lousã e o seu concelho

Local

-

Data

-

Autor(es)

LEMOS, Álvaro Viana de

Título

Casas Nobres do século XVIII

Local

Lousã

Data

1959

Autor(es)

GONCALVES, António Nogueira

Título

Uma Viagem à Serra da Lousa

Local

Lousã

Data

1938

Autor(es)

SAMPAIO, A. P. Forjaz de

Título

Vila da Louza

Local

Lousã

Data

1938

Autor(es)

MEXIA, Fernando de Magalhães

Título

Cozinhas. Espaço e Arquitectura

Local

Lisboa

Data

2006

Autor(es)

PEREIRA, Ana Marques