Saltar para o conteúdo principal da página

Casa de Santa Rita, ou do Casal dos Rios - detalhe

Designação

Designação

Casa de Santa Rita, ou do Casal dos Rios

Outras Designações / Pesquisas

Casa de Santa Rita / Casal dos Rios (Ver Ficha em www.monumentos.gov.pt)

Categoria / Tipologia

Arquitectura Religiosa / Capela

Inventário Temático

-

Localização

Divisão Administrativa

Coimbra / Lousã / Lousã e Vilarinho

Endereço / Local

Casal dos Rios
Lousã

Proteção

Situação Actual

Classificado

Categoria de Protecção

Classificado como IM - Interesse Municipal

Cronologia

A classificação como VC foi convertida para IM nos termos do n.º 2 do art.º 112.º da Lei n.º 107/2001, publicada no DR, I Série-A, N.º 209, de 8-09-2001
Decreto n.º 129/77, DR, I Série, n.º 226, de 29-09-1977 (ver Decreto)

ZEP

-

Zona "non aedificandi"

-

Abrangido em ZEP ou ZP

Abrangido por outra classificação

Património Mundial

-

Descrição Geral

Nota Histórico-Artistica

Imóvel
Localizada no centro da vila da Lousã, na zona de Casal dos Rios, a Casa de Santa Rita é uma imponente habitação barroca datada do século XVIII, que se desenvolve numa planta irregular em T invertido, com duas alas residenciais fechadas pela fachada principal para o lado da rua, a que se adossa longitudinalmente um corpo central tardoz. Nas traseiras da ala direita integra um pátio ajardinado.
O imóvel apresenta uma longa fachada, paralela à rua, apenas interrompida pela frontaria da capela. De grande simetria ao nível do andar nobre, esta frente é rasgada por uma série de janelas de moldura reta, com vergas de decoração concheada. O avental que exibe, ao centro, uma concha é rematado por uma fresta retangular. Trata-se de uma composição muito semelhante à que se observa na Casa do Fundo da Vila, da mesma época (Gonçalves: 1959, p. 29). Todavia, esta harmonia perde-se na superfície junto à capela, uma vez que os vãos não correspondem aos do primeiro piso.
Ainda neste alçado sobressai o templo, de reduzidas dimensões, cuja área é definida através das duas pilastras que ladeiam o portal, e da empena que prolonga em altura toda esta secção. A entrada é rematada por frontão interrompido, ladeado por dois óculos quadrifoliados. No interior da capela destaca-se o programa decorativo, com retábulos de talha dourada e pinturas, executado na mesma época em que foi construída a casa.
Na fachada oeste, mais estreita, abre-se um portal ladeado por aletas e coroado por frontão interrompido pelo escudo da família. Através deste, acede-se ao pátio interno, onde as janelas são de recorte mais simples, sem decoração na verga, mas com avental decorado por flor central.
Um dos elementos de maior destaque é a escadaria de acesso ao andar nobre, limitada por volumosos balaústres em pedra. Muito embora na Casa de Santa Rita esta escadaria exterior apresente apenas um lanço, não deixa de constituir um dos recursos mais característicos da arquitetura barroca, capaz de dinamizar a fachada através dos seus volumes compactos.
História
Do conjunto de habitações de cariz solarengo existentes na Lousã, edificadas ao longo do século XVIII, destaca-se a Casa de Santa Rita, propriedade dos Magalhães Mexia, uma das famílias mais proeminentes da vila na época.
Muito embora denote o carácter regional e rural que lhe deu origem, este solar de gosto barroco, possivelmente edificado logo nos primeiros anos de Setecentos, impõe-se na malha urbana lousanense, testemunhando a importância da família que a edificou e habitou.
A casa foi classificada em 1977.
Catarina Oliveira
DGPC, 2016
(com a colaboração da CM Lousã)

Imagens

Bibliografia

Título

Solares Portugueses

Local

Lisboa

Data

1988

Autor(es)

AZEVEDO, Carlos de

Título

A Lousã e o seu concelho

Local

-

Data

-

Autor(es)

LEMOS, Álvaro Viana de

Título

Inventário Artístico de Portugal - Aveiro, Beja, Coimbra, Évora, Leiria, Portalegre, Porto e Santarém

Local

Lisboa

Data

2000

Autor(es)

SEQUEIRA, Gustavo de Matos

Título

Casas Nobres do século XVIII

Local

Lousã

Data

1959

Autor(es)

GONCALVES, António Nogueira

Título

Uma Viagem à Serra da Lousa

Local

Lousã

Data

1938

Autor(es)

SAMPAIO, A. P. Forjaz de

Título

Vila da Louza

Local

Lousã

Data

1938

Autor(es)

MEXIA, Fernando de Magalhães