Saltar para o conteúdo principal da página

Antigo Hospital de Santa Iria - detalhe

Designação

Designação

Antigo Hospital de Santa Iria

Outras Designações / Pesquisas

Hospital de Santa Iria / Centro Social Interparoquial de Santarém - Unidade João Arruda (Ver Ficha em www.monumentos.gov.pt)

Categoria / Tipologia

Arquitectura Civil / Hospital

Inventário Temático

-

Localização

Divisão Administrativa

Santarém / Santarém / União de Freguesias da cidade de Santarém

Endereço / Local

-- -
Ribeira de Santarém

Proteção

Situação Actual

Classificado

Categoria de Protecção

Classificado como IM - Interesse Municipal

Cronologia

A classificação como VC foi convertida para IM nos termos do n.º 2 do art.º 112.º da Lei n.º 107/2001, publicada no DR, I Série-A, N.º 209, de 8-09-2001
Decreto n.º 95/78, DR, I Série, n.º 210, de 12-09-1978 (ver Decreto)
Edital de 18-02-1976 da CM de Santarém
Despacho de homologação de 1-10-1975
Parecer de 19-09-1975 da 4.ª Subsecção da 2.ª Secção da JNE a propor a classificação como VC
Proposta de classificação de 17-07-1975 da DGAC

ZEP

-

Zona "non aedificandi"

-

Abrangido em ZEP ou ZP

Abrangido por outra classificação

Património Mundial

-

Descrição Geral

Nota Histórico-Artistica

Edificado em setecentos com alvenaria de pedra estruturada, cantaria em molduras de portas e janelas, telha cerâmica em coberturas, ladrilhos revestindo pavimentos, para além da utilização de madeira, ferro, alumínio e vidro, o "Antigo Hospital de Santa Iria" que hoje observamosr, é uma construção da segunda metade do século XVIII. Evidencia, por isso, as campanhas barroca e rococó, as quais, ao que tudo indica, substituiram um primitivo edifício (CUSTÓDIO, J., 1996).
Edifício solarengo, este antigo hospital é de planta composta por duplo trapézio irregular justaposto, encontrando-se os seus diversos volumes interligados mediante uma cobertura de telha de águas diferenciadas.
A sua fachada principal apresenta-se rasgada por um portal de volta perfeita, decorada com uma concha na zona do seu fecho. Por sua vez, este portal encontra-se coroado com um frontão formado por volutas, conchas e um nó sem remate. Acima deste frontão, deparamos com uma janela de moldura recortada, ela própria encimada por um brasão real, encerrando a letra "S", possivelmente evocativa de Santa Iria.
Quanto às suas fachadas laterais, elas caracterizam-se pela presença de três janelas em cada um dos dois pisos do edifício, de igual moldura recortada.
A sua fachada tardoz é caracterizada pelo seu volume trapezoidal, composto por dois pisos, sótão com guardas férreas, rodapé, cunhais e sanca moldurada em cantaria. Relativamente aos alçados laterais deste imóvel, verificamos que apresenta um portal com frontão de tímpano decorado com uma cruz aposta sobre um fundo perfeito de uma rede de losangos, além de toda uma série de ornatos localizados sobre as diversas janelas existentes na fachada lateral este, constituídos por conchas, plumas e florões. Aliás, tanto este conjunto decorativo, como as anteriormente mencionadas volutas em "S", tipicamente barrocas, desempenham um papel importantissimo na ligação que, no fundo, estabelecem, entre os diferentes vãos das fachadas, concedendo-lhes uma ilusão de movimento. (CUSTÓDIO, J., 1996)
Quanto ao seu alçado lateral sul, ele apresenta portas e janelas de vãos rectangulares com caixilhos realizados em ferro e alumínio. Na verdade, constatamos que, tanto as cantarias das portas, como as das janelas manifestam um gosto e moldura caracteristicamente pombalinos.
Tendo o seu interior sido sujeito a profundas alterações para adaptação às funções hospitalares, é actualmente propriedade do Centro Social Interparoquial de Santarém "João Arruda". (CUSTÓDIO, J., 1996)

Imagens

Bibliografia

Título

Inventário Artístico de Portugal, Distrito de Santarém

Local

Lisboa

Data

1949

Autor(es)

SEQUEIRA, Gustavo de Matos

Título

Ribatejo Histórico e Monumental

Local

Lisboa

Data

1938

Autor(es)

CÂNCIO, Francisco

Título

Santarém: candidatura de Santarém a património mundial, 3º v., Património monumental de Santarém : inventário, estudos descritivos

Local

-

Data

1996

Autor(es)

CUSTÓDIO, Jorge

Título

A Ribeira de Santarém

Local

Vida Ribatejana

Data

1959

Autor(es)

JÚLIO, Padre