Saltar para o conteúdo principal da página

Prédio no Largo da Igreja de São Vicente, 1 - detalhe

Designação

Designação

Prédio no Largo da Igreja de São Vicente, 1

Outras Designações / Pesquisas

Casa no Largo de São Vicente, n.º 1 a 2(Ver Ficha em www.monumentos.gov.pt)

Categoria / Tipologia

Arquitectura Civil / Edifício

Inventário Temático

-

Localização

Divisão Administrativa

Guarda / Guarda / Guarda

Endereço / Local

Largo de São Vicente
Guarda

Número de Polícia: 1

Proteção

Situação Actual

Classificado

Categoria de Protecção

Classificado como IM - Interesse Municipal

Cronologia

A classificação como VC foi convertida para IM nos termos do n.º 2 do art.º 112.º da Lei n.º 107/2001, publicada no DR, I Série-A, N.º 209, de 8-09-2001
Decreto n.º 129/77, DR, I Série, n.º 226, de 29-09-1977 (ver Decreto)

ZEP

-

Zona "non aedificandi"

-

Abrangido em ZEP ou ZP

Abrangido por outra classificação

Património Mundial

-

Descrição Geral

Nota Histórico-Artistica

Imóvel
Localizado num dos principais terreiros do perímetro urbano medieval da cidade da Guarda, o número 1 do Largo da Igreja de São Vicente desenvolve-se numa planta retangular, dividida em dois andares.
A fachada principal apresenta, no piso térreo, duas portas de entrada, a da esquerda de moldura retangular com aduelas superiores e estriados laterais, a da direita, mais larga e também retangular, ladeada por duas pilastras estriadas e encimado por entablamento saliente.
No segundo registo, a encimar o portal da esquerda, rasga-se um conjunto de três janelas de peito retangulares, sem decoração, unificadas superiormente por friso destacado. À direita abre-se uma janela de canto, com moldura simples, mainel de fuste canelado e capitel dórico, rematada por friso igual ao das restantes janelas.
O pano murário é concluído numa cornija saliente com três gárgulas de canhão estriadas.
A fachada lateral possui no primeiro registo uma janela de moldura retangular sem decoração, e no segundo piso duas janelas semelhantes, uma delas finalizada por friso. Tal como no frontispício, o remate desta fachada é também feito por cornija saliente.
A fachada posterior exibe duas janelas sem moldura, abertas no segundo registo.
O espaço interior mantém muitas das divisões primitivas. O piso térreo está adaptado a funções comerciais, exibindo uma escadaria de dois lanços, com coluna de capitel simples no ângulo e guardas de cantaria, que permite o acesso ao andar superior. Este registo está, também, dividido em vários compartimentos, apresentando nalguns dos cómodos armários de cantaria embutidos com decoração nas molduras. Salientam-se ainda as conversadeiras colocadas junto das janelas, e os tetos com caixotões de madeira.
História
O Largo de São Vicente albergou, durante séculos, um importante mercado da Guarda, podendo ser considerado uma das principais praças da urbe medieval. Assim, durante largos séculos, este espaço urbano, no qual desembocam vários arruamentos do casco primitivo egitaniense, foi não só um prestigiado centro mercantil da maior cidade da região, como alcançou o estatuto de uma das zonas mais nobres da localidade beirã.
Atendendo à sua tipologia, o prédio número 1 do Largo de São Vicente terá sido edificado entre meados do século XVI e os primeiros anos do século XVII. É interessante verificar que houve um esforço para empregar na estrutura, ainda que de forma rudimentar, pressupostos da linguagem classicista, certamente numa tentativa de enobrecer a habitação, atendendo à sua localização numa das praças principais da cidade.
Deve salientar-se ainda as notáveis semelhanças que este edifício apresenta com a habitação que ocupa os números 18 a 22 da Rua D. Sancho I, na mesma cidade; é possível que ambos tenham sido executados na mesma época ou, pelo menos, para o mesmo proprietário, em datas aproximadas.
O Prédio no Largo da Igreja de São Vicente, 1 foi classificado como de interesse municipal em 1977.
Catarina Oliveira
DGPC, 2017

Imagens

Bibliografia

Título

A Guarda medieval, posição, morfologia e sociedade (1200-1500)

Local

Lisboa

Data

1987

Autor(es)

GOMES, Rita Costa

Título

Guarda

Local

Lisboa

Data

1995

Autor(es)

PEREIRA, José Fernandes

Título

História da Guarda. Oitocentos anos de cidade

Local

Lisboa

Data

1999

Autor(es)

GARCÊS, José

Título

A evolução da paisagem urbana da cidade da Guarda: ativação/desativação do património edificado. Dissertação de mestrado

Local

Porto

Data

2013

Autor(es)

PITA, Vanessa Maria da Costa