Saltar para o conteúdo principal da página

Casa da Cerca - detalhe

Designação

Designação

Casa da Cerca

Outras Designações / Pesquisas

Casa da Cerca e Capela das Carrancas (Ver Ficha em www.monumentos.gov.pt)

Categoria / Tipologia

Arquitectura Civil / Casa

Inventário Temático

-

Localização

Divisão Administrativa

Viseu / Castro Daire / Castro Daire

Endereço / Local

Rua das Carrancas
Castro Daire

Proteção

Situação Actual

Classificado

Categoria de Protecção

Classificado como IM - Interesse Municipal

Cronologia

A classificação como VC foi convertida para IM nos termos do n.º 2 do art.º 112.º da Lei n.º 107/2001, publicada no DR, I Série-A, N.º 209, de 8-09-2001
Decreto n.º 28/82, DR, I Série, n.º 47, de 26-02-1982 (ver Decreto)

ZEP

-

Zona "non aedificandi"

-

Abrangido em ZEP ou ZP

Abrangido por outra classificação

Património Mundial

-

Descrição Geral

Nota Histórico-Artistica

O notável conjunto arquitectónico formado pela Casa da Cerca, a fonte das Carrancas e a capela de planta octogonal, encontra-se implantado junto ao actual jardim público de Castro Daire, impondo-se na malha urbana pela sua monumentalidade e forte sentido cenográfico de todos os elementos. Foi outrora residência do Bispo de Lamego, D. Manuel de Vasconcelos, e mandada construir por este prelado na segunda metade do século XVIII (1776) (CORREIA; ALVES; VAZ; 1995, p. 246). A capela mantém a sua função devocional, mas a Casa acolhe, actualmente, diversas instituições - Banco Altlântico, Museu Municipal, serviços camarários -, que alteraram profundamente o seu aspecto interno, apenas conservando a estrutura arquitectónica.
De planta rectangular, a Casa adapta-se ao declive do terreno, apresentando um número de pisos variável. A fachada mais longa, virada para o jardim, é rasgada por inúmeros vãos, simétricos, destacando-se os do piso superior por exibirem verga semicircular e cornija, e por quebrarem a regularidade do alçado ao alternar janelas com óculos de reduzidas dimensões.
A frontaria desenvolve-se no topo Sul, mais estreita e com portal em arco abatido, sobrepujado por frontão interrompido pelo brasão de armas. Neste eixo, rasga-se ainda uma janela de sacada, com balaústres de cantaria. Os restantes vãos acompanham o desenho dos das restantes fachadas - janelas rectangulares pequenas, no rés do chão, janelas de guilhotina do piso intermédio, e vãos de remate semicircular no andar superior.
Muito embora a frontaria se paute pela sobriedade decorativa, é barroca a encenação e a surpresa causada pela sua composição, numa espécie de recanto, de pouca amplitude.
Na sua continuidade, e em ângulo recto, a Casa deixa adivinhar a irregularidade da planta, que se projecta para o exterior, e em cuja parede se abre o nicho, formado por pilastras e frontão de volutas, interrompido pela representação de um escudo e uma cruz, a que se sobrepõe a cornija, semicircular. O nicho enquadra um painel de azulejo, azul e branco, com a figuração de um dos Passos da Paixão de Cristo - Lamentação sobre Cristo Morto. Anteriormente, encontrava-se aqui uma pintura a óleo, com um dos passos da Via Sacra (um outro exemplo encontra-se na igreja matriz). Estamos pois, em presença de um dos Passos de uma Via Sacra que devia percorrer parte da vila de Castro Daire.
Do lado Norte da Casa, desenvolve-se a fonte das Carrancas, enquadrada pelos quatro lanços de escadas, divergentes no primeiro nível, mas que convergem depois, permitindo o acesso à capela. A fonte forma uma espécie de gruta, com entrada em arco de volta perfeita interrompido por brasão), no interior da qual se encontram duas bicas em forma de carrancas.
Por sua vez, a capela, outrora dedicada a Santa Bárbara e actualmente a São José, apresenta planta centralizada, octogonal, denotando grande simplicidade arquitectónica. A austeridade da capela é quebrada apenas pelo portal principal, em arco abatido, rematado por tímpano recortado e óculo superior. O interior, igualmente despojado, revela um conjunto de altares e capela-mor, definidos por arcos de volta perfeita.
Rosário Carvalho

Bibliografia

Título

Castro Daire

Local

Castro Daire

Data

1995

Autor(es)

VAZ, João Luís da Inês, CORREIA, Alberto, ALVES, Alexandre