Saltar para o conteúdo principal da página

Edifício dos antigos Paços do Concelho da Póvoa de Varzim - detalhe

Designação

Designação

Edifício dos antigos Paços do Concelho da Póvoa de Varzim

Outras Designações / Pesquisas

Câmara Municipal da Póvoa de Varzim / Paços Velhos da Póvoa de Varzim(Ver Ficha em www.monumentos.gov.pt)

Categoria / Tipologia

Arquitectura Civil / Paço

Inventário Temático

-

Localização

Divisão Administrativa

Porto / Póvoa de Varzim / Póvoa de Varzim, Beiriz e Argivai

Endereço / Local

Rua da Conceição
Póvoa de Varzim

Rua da Igreja
Póvoa de Varzim

Proteção

Situação Actual

Classificado

Categoria de Protecção

Classificado como IM - Interesse Municipal

Cronologia

A classificação como VC foi convertida para IM nos termos do n.º 2 do art.º 112.º da Lei n.º 107/2001, publicada no DR, I Série-A, N.º 209, de 8-09-2001
Decreto n.º 129/77, DR, I Série, n.º 226, de 29-09-1977 (ver Decreto)

ZEP

-

Zona "non aedificandi"

-

Abrangido em ZEP ou ZP

Abrangido por outra classificação

Património Mundial

-

Descrição Geral

Nota Histórico-Artistica

Imóvel
Implantado frente à Igreja de Nossa Senhora da Conceição, o edifício dos antigos Paços do Concelho da Póvoa de Varzim dispõe-se em planta retangular no gaveto entre as ruas da Igreja e da Conceição, no centro da cidade. A casa divide-se em dois pisos, o térreo reservado a um estabelecimento comercial, o superior a habitação familiar. A fachada principal é rasgada por três portas em arco abatido, no piso térreo e três janelas quadrangulares no registo superior. Na fachada lateral abre-se, no rés do chão, uma porta em arco abatido sobre a qual foi colocado um painel de azulejos azuis e brancos figurando o brasão da Póvoa de Varzim. Ao lado desta ergue-se uma escadaria de pedra com voluta, de acesso ao andar superior. Neste abre-se uma janela, também quadrangular, e a porta de acesso à habitação, junto à qual foi colocado um painel de azulejos polícromo com a representação de Cristo Rei.
História
Em 1308, D. Dinis outorgou a "Varazim" a primeira carta de foral, doando as terras realengas aos rendeiros da zona norte da povoação, com a condição de os novos habitantes aí fundarem uma póvoa, constituindo um concelho. Foi pois no início do século XIV, que se constituiu o concelho da Póvoa de Varzim, datando possivelmente do século XV a edificação do primitivo edifício dos Paços do Concelho, embora pouco reste da estrutura deste. O edifício quatrocentista assentava sobre uma estrutura de arcadas, que constituíam o piso térreo, encimada pelas duas janelas dos pisos superior, entre as quais estava colocado o brasão de armas da vila (Barbosa: 1937).
Nas últimas décadas do século XVIII a casa camarária da Póvoa de Varzim apresentava sinais de ruína, pelo que em 1791 a edilidade determinou que fosse construído um novo edifício para albergar os Paços do Concelho, sendo essa estrutura tardo-setecentista a que, grosso modo, chegou até à atualidade.
No início do século XX, os antigos Paços do Concelho foram comprados por um particular, que executou obras de recuperação no edifício, transformando-o em residência privada, função que mantém até à data.
Catarina Oliveira
DGPC, 2016
(com a colaboração de Rui Pimpão, CM Vila Nova de Gaia)

Imagens

Bibliografia

Título

A Póvoa de Varzim: ensaio da história desta vila

Local

Porto

Data

1937

Autor(es)

BARBOSA, Viriato

Título

Póvoa de Varzim

Local

Póvoa de Varzim

Data

1939

Autor(es)

LIMA, Baptista de