
Capela do Espírito Santo - detalhe
Designação
Designação
Capela do Espírito Santo
Outras Designações / Pesquisas
Capela do Sacramento / Capela do Espírito Santo (Ver Ficha em www.monumentos.gov.pt)
Categoria / Tipologia
Arquitectura Religiosa / Capela
Inventário Temático
-
Localização
Divisão Administrativa
Coimbra / Coimbra / Eiras e São Paulo de Frades
Endereço / Local
-- --
Eiras
Proteção
Situação Actual
Classificado
Categoria de Protecção
Classificado como IM - Interesse Municipal
Cronologia
A classificação como VC foi convertida para IM nos termos do n.º 2 do art.º 112.º da Lei n.º 107/2001, publicada no DR, I Série-A, N.º 209, de 8-09-2001
Decreto n.º 28/82, DR, I Série, n.º 47, de 26-02-1982 (ver Decreto)
ZEP
-
Zona "non aedificandi"
-
Abrangido em ZEP ou ZP
-
Abrangido por outra classificação
-
Património Mundial
-
Descrição Geral
Nota Histórico-Artistica
Imóvel
Situada na localidade de Eiras, fronteira à Igreja Paroquial de São Tiago, a Capela do Espírito Santo é um templo maneirista que apresenta um programa decorativo exterior de influências nórdicas.
A capela, também denominada do Sacramento, desenvolve-se numa planta retangular irregular, composta pelos volumes da nave, à qual se adossa lateralmente a sacristia, e da capela-mor, mais estreita que aquela. A fachada principal divide-se em três registos, delineada lateralmente por duas pilastras coroadas por pináculos. O primeiro registo apresenta um portal de moldura reta sem decoração rematado por frontão triangular. Sobre este, no segundo registo, rasga-se a janela do coro gradeada, encimada por friso que fecha o registo e o separa do superior. O remate da fachada apresenta um frontão que possui ao centro relevo inserido em moldura flanqueada por volutas, com representação de dois anjos ladeando a Sagrada Eucaristia. O conjunto possui ainda duas sineiras, sendo rematado por cruz.
Interiormente, o espaço da nave possui dois arcos laterais decorados por querubins, ou cabeças aladas, e pendurados. O espaço é coberto por abóbada repartida em três tramos, tendo um púlpito de pedra que assenta sobre dois cachorros. O arco que separa o espaço da nave da capela-mor, semicircular, apoia-se em pilastras. A capela-mor é coberta por abóbada de cruzaria de ogivas, possuindo retábulo de pedra, com sacrário central ladeado por pilastras, possuindo dois pares de nichos sobrepostos, com imagens da Virgem e São João Evangelista nos nichos de baixo, e dois anjos músicos nos nichos cimeiros, sendo rematado por uma representação da Santíssima Trindade.
História
A Capela do Espírito Santo de Eiras terá sido fundada no último quartel do século XVI, tendo sido concluída a sua edificação já na centúria seguinte, pertencendo à Confraria do Santíssimo Sacramento.
O edifício é um exemplar de arquitetura chã, com apontamentos decorativos de inspiração flamenga, como os pináculos que decoram as sineiras na fachada. Embora de manufatura tardia, datando-se o frontispício de Seiscentos, a utilização deste tipo de elementos geométricos, que chegaram a Portugal na segunda metade do século XVI através da circulação de gravuras do Norte da Europa, denuncia alguma vanguarda de gosto da irmandade proprietária do templo. No interior destaca-se o retábulo pétreo, tardo-quinhentista, muito possivelmente talhado por um mestre de oficina coimbrã.
Em 1865 foi executada uma obra de remodelação interior da capela, conforme atesta uma pequena inscrição colocada sobre a entrada principal.
A Capela do Espírito Santo foi classificada como interesse municipal em 1982.
Catarina Oliveira
DGPC, 2017
Imagens
Bibliografia
Título
Inventário Artístico de Portugal: distrito de Coimbra
Local
Lisboa
Data
1952
Autor(es)
GONCALVES, António Nogueira, CORREIA, Vergílio
Título
Freguesia de Eiras: A Sua História (do século décimo ao século XXI)
Local
Eiras
Data
2008
Autor(es)
PINHO, João Carlos Santos
Título
Património Edificado com Interesse Cultural - Concelho de Coimbra
Local
Coimbra
Data
2009
Autor(es)
Câmara Municipal de Coimbra - Departamento de Cultura