Saltar para o conteúdo principal da página

Casa das Rótulas - detalhe

Designação

Designação

Casa das Rótulas

Outras Designações / Pesquisas

Categoria / Tipologia

Arquitectura Civil / Casa

Inventário Temático

-

Localização

Divisão Administrativa

Braga / Guimarães / Oliveira do Castelo, São Paio e São Sebastião

Endereço / Local

Largo Dr. João Mota Prego (antigo Largo de S. Bento)
Oliveira do Castelo

Proteção

Situação Actual

Classificado

Categoria de Protecção

Classificado como IM - Interesse Municipal

Cronologia

A classificação como VC foi convertida para IM nos termos do n.º 2 do art.º 112.º da Lei n.º 107/2001, publicada no DR, I Série-A, N.º 209, de 8-09-2001
Decreto n.º 45/93, DR, I Série-B, n.º 280, de 30-11-1993 (alterou o diploma anterior, integrando a classificação nos VC) (ver Decreto)
Decreto n.º 1/86, DR, I Série, n.º 2, de 3-01-1986 (classificou como IIP) (ver Decreto)

ZEP

-

Zona "non aedificandi"

-

Abrangido em ZEP ou ZP

Abrangido por outra classificação

Património Mundial

-

Descrição Geral

Nota Histórico-Artistica

Imóvel
Implantada no Centro Histórico de Guimarães, classificado pela UNESCO como Património Cultural da Humanidade, a Casa das Rótulas foi edificada possivelmente na primeira metade do século XVII, atendendo à tipologia que apresenta, nomeadamente no que respeita à utilização das gelosias ou rótulas, grades de madeira colocadas nas varandas das casas, muito utilizadas nas habitações do norte do país a partir de finais do século XVI.
De planta retangular, o edifício divide-se em dois andares, mantendo no piso térreo a estrutura pétrea, enquanto que no piso superior a fachada principal é totalmente revestida pelas rótulas de madeira. A fachada lateral é coberta por revestimento de placas de ardósia, sendo rasgada por duas janelas de guilhotina de moldura retangular.
História
A partir da segunda metade do século XVI Guimarães conheceu um período de franco crescimento urbanístico, com a expansão da urbe para o exterior do perímetro das muralhas medievais. Um dos novos polos urbanos então estabelecidos foi o local onde se edificou a igreja da irmandade da Misericórdia vimaranense, que originou a abertura de uma praça fronteira e de novos arruamentos nas áreas circundantes. Aqui se construíram, nas centúrias de Seiscentos e Setecentos, algumas das mais importantes casas senhoriais da vila, como a Casa dos Araújo e Abreu, a Casa Mota Prego, a Casa dos Coutos, ou a Casa dos Navarro de Andrade. Foi, também, num destes arruamentos circundantes ao Largo da Misericórdia que se edificou no início do século XVII a Casa das Rótulas.
O imóvel apresenta elementos inovadores, como a utilização de rótulas de madeira nas janelas do piso superior, integrando-se num conjunto de edifícios habitacionais erigidos na malha urbana de Guimarães que então se renovava, e que integram diferenças substanciais face às construções medievais da urbe, tanto nos materiais utilizados, como nos elementos decorativos das fachadas, passando pela disposição e altura dos vãos.
A Casa das Rótulas mantém a tipologia primitiva, embora tenha recebido obras de recuperação em 2005, executadas pelo Gabinete Técnico Local da Câmara Municipal da Guimarães.
Catarina Oliveira
DGPC, 2016
(em colaboração com Teresa Costa, CM Guimarães)

Imagens

Bibliografia

Título

Guimarães apontamentos para a sua história

Local

Guimarães

Data

1996

Autor(es)

CALDAS, Pe. António José Ferreira

Título

Monografia de Guimarães e seu Termo

Local

Guimarães

Data

1984

Autor(es)

LINO, António

Título

Guimarães - Cidade Património Mundial, Um Objectivo Estratégico

Local

Guimarães

Data

1998

Autor(es)

-

Título

Guimarães - Património Cultural da Humanidade. Vol. I.

Local

Guimarães

Data

2002

Autor(es)

AFONSO, José Ferrão, FERRÃO, Bernardo