Saltar para o conteúdo principal da página

Casa do Mogo de Melo, também denominada «Casa do Mogo» - detalhe

Designação

Designação

Casa do Mogo de Melo, também denominada «Casa do Mogo»

Outras Designações / Pesquisas

Museu Municipal Carlos Reis / Casa do Mogo de Melo / Casa do Mogo / Museu Municipal Carlos Reis(Ver Ficha em www.monumentos.gov.pt)

Categoria / Tipologia

Arquitectura Civil / Casa

Inventário Temático

-

Localização

Divisão Administrativa

Santarém / Torres Novas / Torres Novas (Santa Maria, Salvador e Santiago)

Endereço / Local

Rua do Salvador
Torres Novas

Número de Polícia: 10-14

Proteção

Situação Actual

Classificado

Categoria de Protecção

Classificado como IM - Interesse Municipal

Cronologia

A classificação como VC foi convertida para IM nos termos do n.º 2 do art.º 112.º da Lei n.º 107/2001, publicada no DR, I Série-A, N.º 209, de 8-09-2001
Decreto n.º 2/96, DR, I Série-B, n.º 56, de 6-03-1996 (ver Decreto)
Edital de 28-12-1992 da CM de Torres Novas
Despacho de concordância de 29-05-1990 do Secretário de Estado da Cultura
Despacho de concordância de 21-05-1990 do presidente do IPPC
Parecer favorável de 26-04-1990 da 9.ª Secção do Conselho Consultivo do IPPC
Proposta de 14-02-1990 do IPPC para a classificação como VC
Despacho de 27-09-1989 do presidente do IPPC a determinar a abertura da instrução do processo de classificação
Proposta de classificação de 8-08-1989 da CM de Torres Novas

ZEP

-

Zona "non aedificandi"

-

Abrangido em ZEP ou ZP

Abrangido por outra classificação

Património Mundial

-

Descrição Geral

Nota Histórico-Artistica

Desde os anos 30 do século XX ligada ao Museu Municipal de Torres Novas, que a partir de 1942 viria a designar-se por Museu de Carlos Reis, em homenagem ao pintor natural desta cidade, esta Casa pertenceu, como o nome indica, à família Mogo de Melo, remontando a sua edificação, muito possivelmente, aos meados do século XVIII. Não é de excluir, no entanto, a existência de edifícios de épocas anteriores, uma vez que o imóvel é formado por corpos diferenciados.
Da sua longa fachada principal, ganha especial relevância a capela dedicada a Nossa Senhora da Piedade, rematada por um elevado frontão contracurvado, que por sua vez é flanqueado por um pináculo, e pela sineira, de dimensões reduzidas. O alçado da capela é prolongado pela fachada do edifício, aberta por diversos vãos simétricos, numa solução própria da arquitectura civil de Setecentos, e que termina no muro de remate recortado que fecha o pátio onde se desenvolve o último dos corpos do imóvel. Este muro é aberto por um portão de verga recta, encimado por frontão contracurvado, e ladeado por duas janelas gradeadas.
A casa manteve-se na posse dos Mogo de Melo até 1885, ano em que foi vendida a Rafael Apolinário Ferreira e Silva, acolhendo o Colégio de Jesus, Maria e José a partir de 1893, por doação à superiora da dita instituição. Dirigido pela congregação da Companhia de Santa Teresa de Jesus, o colégio foi extinto em 1910, passando, então, para a posse do Estado. Voltou a ser vendido em 1922, pela Comissão Jurisdicional dos Bens das Extintas Congregações Religiosas, à Câmara Municipal de Torres Novas, que aí instalou as Escolas Gerais (GONÇALVES, 1937, pp. 99-100).
Na década de 1930, a capela acolheu algumas das peças que viriam a formar o museu municipal, que desde logo procurou um local mais espaçoso e com melhores condições para exibir o seu espólio. Depois de passar por diversas instalações, acabou por regressar às suas origens, inaugurando o novo espaço museológico na remodelada Casa do Mogo de Melo, a 29 de Outubro de 1993 (BICHO, p. 187). A colecção integra, para além da escultura, da pintura, da arte sacra, ou da arqueologia, um importante núcleo constituído por trabalhos realizados pelo pintor Carlos Ramos.
(Rosário Carvalho)

Bibliografia

Título

Memórias de Torres Novas: novos subsídios para a sua história

Local

Torres Novas

Data

1990

Autor(es)

GONÇALVES, Artur

Título

Património artístico do concelho de Torres Novas

Local

Torres Novas

Data

2001

Autor(es)

BICHO, Joaquim Rodrigues