Saltar para o conteúdo principal da página

Cine-Teatro de Estarreja - detalhe

Designação

Designação

Cine-Teatro de Estarreja

Outras Designações / Pesquisas

Cine-Teatro de Estarreja (Ver Ficha em www.monumentos.gov.pt)

Categoria / Tipologia

Arquitectura Civil / Cine-Teatro

Inventário Temático

-

Localização

Divisão Administrativa

Aveiro / Estarreja / Beduído e Veiros

Endereço / Local

Rua do Visconde de Valdemouro
Estarreja

Proteção

Situação Actual

Classificado

Categoria de Protecção

Classificado como IM - Interesse Municipal

Cronologia

A classificação como VC foi convertida para IM nos termos do n.º 2 do art.º 112.º da Lei n.º 107/2001, publicada no DR, I Série-A, N.º 209, de 8-09-2001
Decreto n.º 67/97, DR, I Série-B, n.º 301, de 31-12-1997 (ver Decreto)

ZEP

-

Zona "non aedificandi"

-

Abrangido em ZEP ou ZP

Abrangido por outra classificação

Património Mundial

-

Descrição Geral

Nota Histórico-Artistica

Imóvel
Localizado no centro urbano, perto do edifício da câmara municipal, o Cine-Teatro de Estarreja desenvolve-se numa planta retangular dividida em três registos, com uma torre de secção quadrada na extremidade da fachada principal, e cobertura em terraço. As obras de remodelação no início do século XXI alteraram profundamente o projeto primitivo.
A fachada apresenta no piso térreo três vãos em vidro, separados por pilares, e encimados por uma pala saliente. Os pilares prolongam-se para a composição do andar superior, onde foram rasgadas três janelas de sacada entre eles, protegidas por gradaria de ferro forjado. Por fim, o frontispício é rematado pelo terraço.
Do lado direito ergue-se a torre, rasgada a três quartos por uma grande janela e rematada por claraboia com vidros. A fachada lateral direita, com óculos de vidro a cada uma das extremidades do pano murário, é aberta por duas portas de segurança. Formando um L com este lado do edifício, foi construído um espaço adjacente, que não configurava o plano original.
No interior, o átrio com as respetivas bilheteiras antecede a sala de espetáculos, com plateia de cadeiras de madeira, e balcão com assentos estofados.

História
Construído entre 1947 e 1950, por iniciativa da Empresa Cinematográfica Aveirense, o Cine-Teatro de Esterreja foi inaugurado a 12 de Março deste último ano. O projeto foi assinado pelo engenheiro Ângelo da Graça Ramalheiro.
O edifício original apresentava um programa integrado na tipologia Português Suave, muito em voga na época da construção e utilizada tanto em obras públicas patrocinadas pelo Estado Novo, como em edifícios destinados à área da artes e espetáculos financiados por empresas privadas.
Foi classificado como interesse municipal em 1997, atendendo à sua importância na vida cultural local da segunda metade do século XX.
Adquirido pela Câmara Municipal de Estarreja em 1994, este equipamento foi objeto de obras de remodelação entre 2001, ano da abertura do concurso, e Junho de 2005, data da sua reabertura ao público.
Infelizmente, o novo projeto alterou consubstancialmente o modelo original, retirando-lhe todos os elementos exteriores caracteristicamente Português Suave, que identificavam o cine-teatro com o gosto vigente da sua época de construção e que levaram à sua classificação.
Catarina Oliveira
DGPC, 2017