Saltar para o conteúdo principal da página

Nora de ferro, situada em terrenos da Escola Preparatória da Cova da Piedade - detalhe

Designação

Designação

Nora de ferro, situada em terrenos da Escola Preparatória da Cova da Piedade

Outras Designações / Pesquisas

Nora de Ferro na Quinta de António José Gomes / Nora na Escola Preparatória da Cova da Piedade(Ver Ficha em www.monumentos.gov.pt)

Categoria / Tipologia

Arquitectura Civil / Nora

Inventário Temático

-

Localização

Divisão Administrativa

Setúbal / Almada / Almada, Cova da Piedade, Pragal e Cacilhas

Endereço / Local

-- em terrenos da Escola Preparatória da Cova da Piedade
Cova da Piedade

Proteção

Situação Actual

Classificado

Categoria de Protecção

Classificado como IM - Interesse Municipal

Cronologia

A classificação como VC foi convertida para IM nos termos do n.º 2 do art.º 112.º da Lei n.º 107/2001, publicada no DR, I Série-A, N.º 209, de 8-09-2001
Decreto n.º 28/82, DR, I Série, n.º 47, de 26-02-1982 (ver Decreto)
Edital N.º 78 de 10-10-1979 da CM de Almada
Despacho de homologação de 11-10-1979 do Secretário de Estado da Cultura
Parecer de 11-10-1979 da COISPCN a propor a classificação como VC
Proposta de 12-09-1979 da DGEMN para a classificação como VC

ZEP

-

Zona "non aedificandi"

-

Abrangido por outra classificação

Património Mundial

-

Descrição Geral

Nota Histórico-Artistica

Actualmente integrada nos terrenos da Escola Preparatória da Cova da Piedade, a nora é um dos elementos que evoca o passado rural desta parcela de território quando, antes do intenso fenómeno de urbanização em torno de Almada, a região era pontuada por quintas e por explorações agrícolas. Na origem, pertencia à Quinta da família Gomes e associava-se ao edifício principal, apesar de ligeiramente afastada da casa. O proprietário mais importante foi António José Gomes, homem dedicado à actividade agro-industrial do sector moageiro.
Hoje, encontra-se separada da antiga residência por meio de um muro de feitura relativamente recente e está protegida por caixa de rede, que evita o contacto dos alunos da escola preparatória.
Realizada em ferro, a nora apresenta alguma monumentalidade, com três andares assentes em oito pilares de bases boleadas, quatro dos quais repousando directamente no bocal do poço e os outros assentes numa plataforma semicircular que rodeia a estrutura ao nível do terreno. O engenho de elevação de água apoia-se em quatro aros de arcos peraltados, fazendo-se o acesso a esta secção por meio de escadarias de ferro. A maquinaria ostenta inscrição com a indicação do seu construtor, Anselmo & Filhos, oficina sediada no Seixal.
Permanecem dúvidas a respeito da cronologia exacta da nora. A inexistência de estudos sobre estes espécimes patrimoniais, e a própria variedade deste tipo de estruturas dificulta uma abordagem de índole cronológica. Admite-se como datação aproximada mais provável a viragem para o século XX, mas é certo que a actual nora não é a original, uma vez que, à entrada da casa residencial, existe uma pintura mural que representa uma anterior estrutura no mesmo cenário.
PAF

Imagens

Bibliografia

Título

Almada Antiga e Moderna - Roteiro Iconográfico - vol. III (freguesia da Cova da Piedade)

Local

Almada

Data

1990

Autor(es)

FLORES, Alexandre M.