Saltar para o conteúdo principal da página

Casa dos Lopes Quaresma - detalhe

Designação

Designação

Casa dos Lopes Quaresma

Outras Designações / Pesquisas

Casa dos Lopes Quaresma e Capela de Santa Rita (Ver Ficha em www.monumentos.gov.pt)

Categoria / Tipologia

Arquitectura Civil / Casa

Inventário Temático

-

Localização

Divisão Administrativa

Coimbra / Lousã / Lousã e Vilarinho

Endereço / Local

- -
Fiscal

Proteção

Situação Actual

Classificado

Categoria de Protecção

Classificado como IM - Interesse Municipal

Cronologia

A classificação como VC foi convertida para IM nos termos do n.º 2 do art.º 112.º da Lei n.º 107/2001, publicada no DR, I Série-A, N.º 209, de 8-09-2001
Decreto n.º 129/77, DR, I Série, n.º 226, de 29-09-1977 (ver Decreto)

ZEP

-

Zona "non aedificandi"

-

Abrangido em ZEP ou ZP

Abrangido por outra classificação

Património Mundial

-

Descrição Geral

Nota Histórico-Artistica

Imóvel
Localizada numa das extremidades da localidade de Fiscal, a Casa dos Lopes Quaresma é uma habitação solarenga edificada em meados do século XVIII, à qual se adossa uma capela, com a invocação de Santa Rita.
O edifício desenvolve-se numa planimetria irregular, composta pelo corpo da casa, em L, à qual se adossam, no extremo da fachada, a capela e, nas traseiras, dependências de cariz utilitário. A casa, dividida em dois andares, apresenta uma fachada principal ritmada pela abertura de janelas de sacada com moldura de pedra e guarda de ferro, no primeiro piso, a que correspondem pequenas frestas no registo térreo. Ao centro, rasga-se o portal, ladeado por duas colunas dóricas e coroado por frontão interrompido, que quebra a leitura das fenestrações do piso superior. Neste conjunto do frontispício, de vincado gosto barroco, é de salientar pormenores como "a faixa à altura do pavimento nobre, formando as soleiras das janelas rasgadas, ligando-se à nascença das ombreiras a faixa que é a continuação e tem os mesmos perfis da arquitrave do entablamento das colunas do portal" (Gonçalves: 1959, pp. 32-33).
A capela, de planta retangular formada pelos volumes da nave e da capela-mor, esta de cércea mais baixa, terá sido edificada em época anterior, possivelmente no início de Setecentos. Exibe uma fachada principal antecedida por degraus, com porta enquadrada por moldura e frontão de volutas ladeado por dois óculos quadrilobados. O conjunto é rematado por frontão em quartela integrando o brasão dos Lopes Quaresma, proprietários originais da casa. Na fachada lateral esquerda rasga-se uma porta de acesso ao meio da nave e uma janela, que permite a iluminação natural da capela-mor. Todas as empenas do templo - a da fachada principal, a do muro de separação entre a nave e a capela-mor, e a do limite da cabeceira - são rematadas em cruz.
História
A Casa dos Lopes Quaresma foi construída ao longo do século XVIII, constituindo um dos mais interessantes exemplares da arquitetura solarenga barroca da região da Lousã, sobretudo pelo programa da sua fachada que "causa certa admiração, pois que não se encontra frequentemente na arte provincial" (Ibidem).
A edificação terá começado pelo volume da Capela de Santa Rita, erigida no início de Setecentos por José António Quaresma, monteiro-mor e juiz dos órfãos da Lousã. Por seu turno, atribui-se ao seu neto, António Lopes de Vasconcelos, a iniciativa de construção da casa de habitação que se lhe agrega (Ibidem, p. 34), correspondendo esta obra a meados da centúria.
A casa dos Lopes Quaresma, que testemunha o desenvolvimento económico que se verificou na região da Lousã ao longo de todo o século XVIII, foi classificada como de interesse municipal em 1977.
Catarina Oliveira
DGPC, 2016
(com a colaboração da CM Lousã)

Imagens

Bibliografia

Título

A Lousã e o seu concelho

Local

-

Data

-

Autor(es)

LEMOS, Álvaro Viana de

Título

Inventário Artístico de Portugal - Aveiro, Beja, Coimbra, Évora, Leiria, Portalegre, Porto e Santarém

Local

Lisboa

Data

2000

Autor(es)

SEQUEIRA, Gustavo de Matos

Título

Casas Nobres do século XVIII

Local

Lousã

Data

1959

Autor(es)

GONCALVES, António Nogueira

Título

Uma Viagem à Serra da Lousa

Local

Lousã

Data

1938

Autor(es)

SAMPAIO, A. P. Forjaz de

Título

Vila da Louza

Local

Lousã

Data

1938

Autor(es)

MEXIA, Fernando de Magalhães