Saltar para o conteúdo principal da página

Cruzeiro do Curro - detalhe

Designação

Designação

Cruzeiro do Curro

Outras Designações / Pesquisas

Categoria / Tipologia

Arquitectura Religiosa / Cruzeiro

Inventário Temático

-

Localização

Divisão Administrativa

Viana do Castelo / Ponte da Barca / Ponte da Barca, Vila Nova de Muía e Paço Vedro de Magalhães

Endereço / Local

Largo do Curro
Ponte da Barca

Proteção

Situação Actual

Procedimento encerrado / arquivado - sem protecção legal

Categoria de Protecção

Não aplicável

Cronologia

Em 19-05-2003 foi solicitada à CM de Ponte da Barca a publicação do edital relativo à cessação de todas as servidões administrativas decorrentes do processo de classificação
Despacho de homologação de 24-05-1968 como VC

ZEP

-

Zona "non aedificandi"

-

Abrangido em ZEP ou ZP

Abrangido por outra classificação

Património Mundial

-

Descrição Geral

Nota Histórico-Artistica

Cruzeiro situado no largo do Campo do Curro, junto da ponte sobre o Rio Lima e diante de uma azenha, na localidade de Ponte da Barca. O monumento possui inscrições comemorativas, permitindo saber que se trata da reedificação oitocentista de um cruzeiro anterior.
É constituído por plataforma de quatro degraus quadrangulares, sobre a qual se ergue o conjunto da base, fuste, e capitel / remate. A base consta de plinto com molduras crescentes na zona inferior e no topo, em cornija, com as referidas inscrições em três faces molduradas em cartela, podendo-se ler a Sul FOI/ REEDEFI/ CADO.A CUS/ TA DOS BENI/FICIOS/ D[...], a Oeste ANO 18/ 31, e a Norte ANO/ DE 1831. O fuste é uma coluna integralmente decorada com caneluras verticais, em dois troços ligados a meia altura por um anelete. O capitel resume-se a uma esfera, também ornamentada com caneluras, que funciona como imagem do globo terrestre onde assenta a cruz. Esta é latina, com braços de secção quadrangular moldurados com finos sulcos, e rematados por pontas de diamante antecedidas de estrangulamento.
SML