Saltar para o conteúdo principal da página

Cruzeiro de São Gregório - detalhe

Designação

Designação

Cruzeiro de São Gregório

Outras Designações / Pesquisas

Cruzeiro de São Gregório (Ver Ficha em www.monumentos.gov.pt)

Categoria / Tipologia

Arquitectura Religiosa / Cruzeiro

Inventário Temático

-

Localização

Divisão Administrativa

Viana do Castelo / Melgaço / Cristoval

Endereço / Local

Largo de São Gregório
Cristoval

Proteção

Situação Actual

Classificado

Categoria de Protecção

Classificado como MN - Monumento Nacional

Cronologia

Decreto de 16-06-1910, DG, n.º 136, de 23-06-1910 (ver Decreto)

ZEP

-

Zona "non aedificandi"

-

Abrangido em ZEP ou ZP

Abrangido por outra classificação

Património Mundial

-

Descrição Geral

Nota Histórico-Artistica

Ergue-se este cruzeiro no Largo de São Gregório, em Melgaço, num espaço rodeado por casario e quintais, e encostado a um nicho de "alminhas", de factura moderna (séc. XIX), do tipo que geralmente se encontra em cruzamentos. Do conjunto destaca-se sem dúvida o capitel, uma vez que os restantes elementos não apresentam particular interesse arquitectónico e artístico.
Sobre um soco composto por dois degraus quadrangulares, de arestas vivas, assenta um singelo paralelepípedo, sem qualquer decoração. Sustenta uma coluna de proporções harmónicas mas de fuste liso, estreitando ligeiramente em direcção ao topo, e sem base, ao modo dórico. De acordo com esta tipologia, o capitel resume-se a um ábaco quadrangular, aqui com lados côncavos, sobre coxim circular. Sobre ele ergue-se então a cruz, latina, e composta por toros podados, em cujas faces principais se opõem uma representação de Cristo e uma Virgem como Rainha do Céu, as mãos postas em oração, os pés assentes em três cabeças (de anjos?).
Trata-se seguramente de uma composição quinhentista tardia, ou de inícios do século XVII, sendo de destacar a relativa qualidade do talhe das figuras escultóricas, onde se destaca o Cristo, com bastante movimento, para além de uma certa erudição patente na utilização das ordens arquitectónicas. SML