
Igreja de Castro de Avelãs - detalhe
Designação
Designação
Igreja de Castro de Avelãs
Outras Designações / Pesquisas
Igreja Paroquial de Castro de Avelãs / Igreja de São Bento (Ver Ficha em www.monumentos.gov.pt)
Categoria / Tipologia
Arquitectura Religiosa / Igreja
Inventário Temático
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Localização
Divisão Administrativa
Bragança / Bragança / Castro de Avelãs
Endereço / Local
Lugar da Igreja
Castro de Avelãs
Proteção
Situação Actual
Classificado
Categoria de Protecção
Classificado como MN - Monumento Nacional
Cronologia
Decreto de 16-06-1910, DG, n.º 136, de 23-06-1910 (ver Decreto)
ZEP
Parecer favorável de 28/10/2009 do Conselho Consultivo
Proposta de 17/09/2005 da DRP
Zona "non aedificandi"
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Abrangido em ZEP ou ZP
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Abrangido por outra classificação
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Património Mundial
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Descrição Geral
Nota Histórico-Artistica
Castro de Avelãs é um dos monumentos mais simbólicos do Nordeste transmontano, ilustrando simultaneamente a arte românica e a vida monacal da região. Em crescendo de importância ao longo de toda a Baixa Idade Média (a partir de uma primeira protecção de D. Afonso Henriques), o mosteiro beneditino, dispondo de um imenso património (OLIVEIRA, 1991), chegou a exercer uma "influência despótica na região de Bragança" (GRAF, vol. 2, 1986, p.31), razão da sua decadência forçada no século XVI. Em 1545, uma bula papal ordenou a extinção da comunidade e a passagem dos seus bens para a futura diocese de Bragança/Miranda. Na sequência deste facto, a população destruiu grande parte da igreja, perdendo-se então, irremediavelmente, o corpo original do templo.
Do projecto românico primitivo, subsiste a cabeceira, tripartida e escalonada quer em altura, quer em dimensão. De planta semi-circular de dois tramos, a capela-mor e os absidíolos são uma obra única na nossa arte românica. Ao contrário do que foi comum no Portugal medieval, o material empregue foi o tijolo, matéria de muito menor custo que a pedra. Os muros exteriores são decorados com grandes arcaturas cegas, de arco duplo a pleno centro, que ritmam horizontalmente a totalidade dos alçados. A decoração empregue é estritamente geométrica, com molduras salientes e frisos em dentes de serra.
Todas estas características são o resultado de um grupo estilístico românico muito importante em terras leonesas, a que se vem chamando de "Românico Mudejar", precisamente pelas reminiscências islâmicas ao nível da decoração geométrica e do emprego do tijolo como matéria-prima. Manuel Monteiro chamou a atenção para as enormes semelhanças entre a igreja transmontana e o templo de San Tirso de Sahagún (um dos mais emblemáticos mosteiros peninsulares nos séculos XII e XIII), concluindo que este havia sido executado, em tijolo, por albanilles recrutados em Toledo (MONTEIRO, 1950). Carlos Alberto Ferreira de Almeida aprofundou as analogias de Castro de Avelãs a toda a meseta leonesa, de Toro a Valladolid e a Salamanca (ALMEIDA, 1972, p.38; 1986, p.104; 2000, p.126), integrando-a numa corrente estilística mais vasta que percorre todo o românico leonês dos séculos XII a XIV.
Mas se, de um ponto de vista estilístico, não restam dúvidas sobre as influências mudejares e leonesas, a cronologia da obra permanece como uma das principais dúvidas, à semelhança de quase todo o nosso Românico. Com efeito, a datação para a cabeceira tem vindo a ser sucessivamente avançada, sem grandes certezas. Se, numa primeira fase da investigação, os finais do século XII apareciam como uma data consensual (MONTEIRO, 1950), na sequência dos apoios do nosso primeiro monarca, as sucessivas abordagens de Ferreira de Almeida situaram a obra no segundo quartel do século seguinte (ALMEIDA, 1986, p.104). A inexistência de paralelos no nosso país tem dificultado uma melhor conclusão e aguarda-se, ainda, um rigoroso estudo ao conjunto remanescente, que inclua uma intervenção arqueológica, uma vez que foram identificados, no local, vestígios de um primitivo estabelecimento de época romana.
Certo é que, aquando da sua construção, a igreja detinha grande monumentalidade, pois previa um plano de três naves (de que ainda resta o arranque de uma nave lateral) e uma fachada harmónica com duas torres ladeando um corpo central. Ao que tudo indica, este projecto não foi concluído, provavelmente por ser demasiado ambicioso face às efectivas condições da comunidade. Em todo o caso, a sua importância foi efectiva o suficiente para inspirar a construção do convento mendicante de São Francisco de Bragança, cuja cabeceira primitiva segue fielmente o mesmo modelo.
No interior, no absidíolo direito, existe o túmulo de D. Nuno Martins de Chacim, mandado executar cerca de 1262 e decorado unicamente com motivos heráldicos e um epitáfio inacabado (BARROCA, 1996).
PAF
Imagens
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Igreja de Castro de Avelãs - Vista geral (fachada lateral direita)
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Igreja de Castro de Avelãs - Enquadramento geral (fachada posterior)
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Igreja de Castro de Avelãs - Entrada do adro e fachada principal
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Igreja de Castro de Avelãs - Fachada lateral norte
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Igreja de Castro de Avelãs - Fachada lateral sul: absidíolo sul
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Igreja de Castro de Avelãs - Zona envolvente: antiga residência paroquial e torre sineira
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Igreja de Castro de Avelãs - Zona envolvente: remate de torre com sineira
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Igreja de Castro de Avelãs - Fachada posterior: vista geral
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Igreja de Castro de Avelãs - Fachada lateral sul: pormenor do encontro do absidíolo sul com o corpo da nave
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Igreja de Castro de Avelãs - Interior da capela-mor: ático do retábulo-mor e abóbada
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Igreja de Castro de Avelãs - Interior da capela-mor: retábulo mor
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Igreja de Castro de Avelãs - Interior da capela-mor: pormenor da parede lateral
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Igreja de Castro de Avelãs - Fachada posterior (cabeceira)
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Igreja de Castro de Avelãs - Fachada posterior: pormenor do aparelho construtivo
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Igreja de Castro de Avelãs - Gravura antiga (IPPC)
Bibliografia
Título
História da Arte em Portugal - O Românico
Local
Lisboa
Data
2001
Autor(es)
ALMEIDA, Carlos Alberto Ferreira de
Título
Memórias arqueológico-históricas do distrito de Bragança: repositório amplo de notícias corográficas, hidro-orográficas, geológicas, mineralógicas, hidrológicas, biobibliográficas, heráldicas (...), 2ªed.
Local
Bragança
Data
2000
Autor(es)
ALVES, Francisco Manuel
Título
O mundo românico (séculos XI-XIII), História da Arte Portuguesa, vol.1, Lisboa, Círculo de Leitores, 1995, pp.180-331
Local
Lisboa
Data
1995
Autor(es)
RODRIGUES, Jorge
Título
Portugal roman, vol. II
Local
-
Data
1986
Autor(es)
GRAF, Gerhard N.
Título
Castro de Avellãs mosteiro benedictino, O Instituto, nº56
Local
Coimbra
Data
1909
Autor(es)
ALVES, Francisco Manuel
Título
O túmulo de D. Nuno Martins de Chacim, no Mosteiro de Castro de Avelãs, Revista da Faculdade de Letras. História, II série, vol. 13, pp. 594 - 614
Local
Porto
Data
1996
Autor(es)
BARROCA, Mário Jorge
Título
Arquitectura mudéjar portuguesa: tentativa de sistematização, Mare Liberum, nº8, pp.49-89
Local
Lisboa
Data
1994
Autor(es)
DIAS, Pedro
Título
O Mosteiro beneditino de S. Salvador de Castro de Avelãs no povoamento da região bragançana, Brigantia, vol. XI, nº1/2, pp.33-46
Local
Bragança
Data
1991
Autor(es)
OLIVEIRA, José Carlos
Título
O Românico em Portugal, História de Portugal, dir. José Hermano Saraiva, vol. 2, 1982, pp.305-321
Local
Lisboa
Data
1982
Autor(es)
VASCONCELOS, Flórido de
Título
Às ruínas de Castro de Avelãs, Guia de Portugal, vol. V, 3ª edição, 1995, pp.954-956
Local
Lisboa
Data
1995
Autor(es)
DIONÍSIO, Sant'Ana
Título
Primeiras Impressões sobre a Arquitectura românica portuguesa, Revista da Faculdade de Letras do Porto, Série História, nº1, pp.3-56
Local
Porto
Data
1972
Autor(es)
ALMEIDA, Carlos Alberto Ferreira de
Título
O tombo do Mosteiro de S. Salvador de Castro de Avelãs de 1501-1514
Local
Braga
Data
2000
Autor(es)
AFONSO, Ana Maria
Título
Castro de Avelãs e alguns monumentos similares
Local
Porto
Data
1974
Autor(es)
MACHADO, Maria da Graça Domingues
Título
A igreja românica de Castro de Avelãs, Douro Litoral, 8 Série, 1958
Local
Porto
Data
1958
Autor(es)
PASSOS, Carlos de
Título
O românico português Castro de Avelãs, Museu, nº6
Local
Porto
Data
1951
Autor(es)
MONTEIRO, Manuel
Título
A ábside de Castro Avelãs
Local
Porto
Data
1928
Autor(es)
VITORINO, Pedro
Título
História da Arte em Portugal, vol. 3 (o Românico)
Local
Lisboa
Data
1986
Autor(es)
ALMEIDA, Carlos Alberto Ferreira de