Saltar para o conteúdo principal da página

Castro de Castelo Velho - detalhe

Designação

Designação

Castro de Castelo Velho

Outras Designações / Pesquisas

Castro de Castelo Velho (Ver Ficha em www.monumentos.gov.pt)

Categoria / Tipologia

Arqueologia / Castro

Inventário Temático

-

Localização

Divisão Administrativa

Évora / Alandroal / Terena (São Pedro)

Endereço / Local

- a cerca. de 6 km de Terena e a cerca de 2 km do lugar de Hortinhas.
-

Proteção

Situação Actual

Classificado

Categoria de Protecção

Classificado como MN - Monumento Nacional

Cronologia

Decreto de 16-06-1910, DG, n.º 136, de 23-06-1910 (ver Decreto)

ZEP

-

Zona "non aedificandi"

-

Abrangido em ZEP ou ZP

Abrangido por outra classificação

Património Mundial

-

Descrição Geral

Nota Histórico-Artistica

Este povoado encontra-se implantado numa zona rural, em perfeita harmonia com a paisagem que o envolve. Embora não se situe num esporão, como será habitual noutras zonas do país, a defensabilidade deste recinto era conseguida, quer através da sua localização numa cota bastante elevada, protegida pelo Rio Lucefecit, de um lado, e pelas vertentes assaz inclinadas, do outro, como ainda pelos diversos panos de muralha que o delimitavam.
À semelhança das estruturas habitacionais localizadas no interior do seu perîmetro, a defensivas foram realizadas com a recorrência ao material mais abundante na região, ou seja, ao xisto. Apresentando diferenças formais e construtivas, estas estruturas poderão constituir um bom indicador para a diferenciação das diversas etapas pelas quais este povoado passou.
Com efeito, erguido a partir do Calcolítico, estas estruturas foram paulatinamente alvo de reutilização durante as épocas subsequentes, como atesta o próprio espólio móvel encontrado no seu interior, essencialmente formado por diversos materiais cerâmicos e metálicos, como no caso de artefactos de bronze e ferro. Em conjunto com as escórias de fundição descobertas junto àquela que se pensa constituir um dos acessos principais ao recinto, estes últimos materiais parecem atestar a relativamente intensa actividade metalúrgica perpretada pelas populações que ocuparam sucessivamente este povoado.
Juntamente com as muralhas propriamente ditas, foram detectadas outras estruturas defensivas, como nos casos de torres e portas de acesso, às quais conduziam, quase sempre, estreitíssimos caminhos, um dos mais antigos processos defensivos.
De referir será ainda, até pelas prováveis implicações interpretativas, o facto do denominado "Castelo Velho 2" encontrar-se precisamente numa das elevações mais próximas deste Monumento Nacional, assim como o Santuário de Endovélico.
[AMartins]

Bibliografia

Título

Colecção Illustrada de Materiais e Notícias, O Archeologo Português

Local

-

Data

1895

Autor(es)

VASCONCELOS, José Leite de

Título

Carta arqueológica do Alandroal

Local

Alandroal

Data

1993

Autor(es)

CALADO, Manuel João Maio