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Abrigo rupestre da Pala Pinta - detalhe

Designação

Designação

Abrigo rupestre da Pala Pinta

Outras Designações / Pesquisas

Abrigo rupestre de Pala Pinta / Abrigo rupestre da Pala Pinta(Ver Ficha em www.monumentos.gov.pt)

Categoria / Tipologia

Arqueologia / Arte Rupestre

Inventário Temático

-

Localização

Divisão Administrativa

Vila Real / Alijó / Carlão e Amieiro

Endereço / Local

-- -
Pala Pinta

Proteção

Situação Actual

Classificado

Categoria de Protecção

Classificado como SIP - Sítio de Interesse Público

Cronologia

Portaria n.º 104/2014, DR, 2.ª série, n.º 30, de 12-02-2014 (sem restrições) (ver Portaria)
Parecer de 29-02-2012 da SPAA do Conselho Nacional de Cultura a propor a conclusão do procedimento, mas como SIP
Despacho de 20-02-2012 da subdiretora do IGESPAR, I.P. a determinar a reanálise da categoria de classificação pelo órgão consultivo, por considerar a classificação como MN desadequada
Procedimento (indevidamente) prorrogado pelo Despacho n.º 19338/2010, DR, 2.ª série, n.º 252, de 30-12-2010 (ver Despacho)
Despacho de homologação de 7-05-1986 da Secretária de Estado da Cultura
Parecer favorável de 21-04-1986 do Conselho Consultivo do IPPC
Proposta de 30-12-1985 do SRAZN

ZEP

Proposta de 18-07-2006 da DR do Porto

Zona "non aedificandi"

Proposta de 18-07-2006 da DRPorto

Abrangido em ZEP ou ZP

Abrangido por outra classificação

Património Mundial

-

Descrição Geral

Nota Histórico-Artistica

O "Abrigo rupestre da Pala Pinta" está localizado de modo relativamente isolado a meio de uma encosta de difícil acesso, em pleno vale do Tua, sobre a rib.ª de Rebousa, numa zona essencialmente granítica, constituindo um dos exemplos mais notáveis de abrigos com pintura esquemática existentes nesta região transmontana.
Referenciado desde, pelo menos, 1922, o abrigo, em forma de "pala", possui aproximadamente doze metros de comprimento e uma altura que não ultrapassará os dois e meio. É no seu interior que observamos algumas pinturas executadas realizadas em painéis verticais (decerto resultantes de fracturas ocorridas na própria rocha), o primeiro dos quais (localizado no lado direito da entrada) apresenta a maior concentração de figurações cromáticas de todo o Abrigo. Entretanto, a investigação conduzida em meados dos anos oitenta sob direcção de Orlando Sousa permitiu confirmar a utilização monocromática do vermelho na realização das pinturas, para além da inexistência de possíveis sobreposições (o que apontará para uma só fase da sua execução) e a probabilidade da superfície do segundo painel ter sido aplainada pelo método de fricção.
Quanto aos motivos representados, parecem denunciar uma considerável diversidade, como testemunham as linhas quase paralelas, os pontilhados, os círculos concêntricos (alguns dos quais raiados), uma figura composta de sete "anéis" interligados, para além de outra "arboriforme" (de índole antropomórfica) e de figuras esteliformes que, no conjunto, parecem remeter para uma forte simbologia solar, representando , nalguns casos, e na opinião de Orlando Sousa, o "astro-rei".
Em 1932, Santos Júnior ainda efectuou uma sondagem na plataforma localizada defronte do abrigo a fim de obter, nos sedimentos aí registados, indícios de uma provável ocupação humana contemporânea da utilização do Abrigo, que não se viria a confirmar.
[AMartins]

Imagens

Bibliografia

Título

Arte Rupestre, Memórias e Comunicações do Congresso do Mundo Português

Local

-

Data

1940

Autor(es)

SANTOS JÚNIOR, Joaquim Rodrigues dos

Título

300 Sítios arqueológicos visitáveis em Portugal, Al-madan

Local

Almada

Data

2001

Autor(es)

RAPOSO, Jorge

Título

Levantamento Arqueológico do Concelho de Alijó

Local

Porto

Data

1996

Autor(es)

PAIVA, Sérgio Joaquim Ferreira

Título

II - Estudos Sectoriais B - Património, Plano Director Municipal de Alijó

Local

Alijó

Data

1993

Autor(es)

VV. A. A.

Título

O abrigo de arte rupestre da Pala Pinta - Alijó, Trabalhos de Antropologia e Etnologia

Local

Porto

Data

1989

Autor(es)

SOUSA, Orlando Castro Ferreira de

Título

O abrigo pré-histórico da Pala Pinta, Trabalhos de Antropologia e Etnologia

Local

Porto

Data

1933

Autor(es)

SANTOS JÚNIOR, Joaquim Rodrigues dos

Título

Arte rupestre em Portugal - A Pala Pinta, Terra Portuguesa

Local

Lisboa

Data

1922

Autor(es)

CORREIA, Vergílio, MESQUITA, Horácio de