Saltar para o conteúdo principal da página

Casa da Torre - detalhe

Designação

Designação

Casa da Torre

Outras Designações / Pesquisas

Categoria / Tipologia

Arquitectura Civil / Casa

Inventário Temático

-

Localização

Divisão Administrativa

Guarda / Gouveia / Gouveia

Endereço / Local

Avenida dos Bombeiros Voluntários
Gouveia

Proteção

Situação Actual

Classificado

Categoria de Protecção

Classificado como MN - Monumento Nacional

Cronologia

Decreto n.º 14 985, DG, I Série, n.º 28, de 3-02-1928 (ver Decreto)

ZEP

-

Zona "non aedificandi"

-

Abrangido em ZEP ou ZP

Abrangido por outra classificação

Património Mundial

-

Descrição Geral

Nota Histórico-Artistica

A Casa da Torre foi edificada no início do século XVI, pertencendo possivelmente aos antepassados de D. Manrique da Silva, a quem foi concedido o título de primeiro Conde de Gouveia, doado em 1625 por Filipe III.
A casa é um interessante exemplar de arquitectura civil manuelina, apresentando algumas semelhanças ao nível do programa decorativo com o Paço das Donas, edificado na mesma época no Fundão.
Com um modelo que se assemelha a um torreão, pela sua planimetria rectangular de volumes maciços, a Casa da Torre apresenta três fachadas. A principal divide-se em três registos, o primeiro com porta de moldura recta e um postigo aberto do lado esquerdo da entrada, o segundo com uma pequena janela e o terceiro com janela de moldura em arco polilobado decorado com motivos zoomórficos e possuindo um peitoril que assenta sobre três mísulas antropomórficas.
A fachada lateral este divide-se em dois registos; no que corresponde ao piso térreo foram abertas três portas, e no piso superior foi rasgada uma janela de mainel decorada com motivos vegetalistas e geométricos, bem como cabos.
Na fachada oposta, a estrutura é dividida em três pisos, o primeiro com duas portas, uma de moldura em arco quebrado e a outra de moldura recta. No piso intermédio foi rasgada uma janela com moldura em arco polilobado decorada com motivos vegetalistas e zoomórficos.
O interior do edifício foi totalmente alterado, uma vez que a Casa da Torre alberga actualmente serviços do Parque Natural da Serra da Estrela, estando assim adaptado às funcionalidades do organismo que ocupa o espaço.
Catarina Oliveira
GIF/IPPAR/2006

Imagens

Bibliografia

Título

Conhecer Gouveia

Local

Gouveia

Data

1985

Autor(es)

GUERRINHA, José

Título

Gouveia - Pro Domu Nostra

Local

Gouveia

Data

1971

Autor(es)

AMARAL, Abílio Mendes do