Saltar para o conteúdo principal da página

Igreja de Nossa Senhora da Conceição, matriz de Ermida - detalhe

Designação

Designação

Igreja de Nossa Senhora da Conceição, matriz de Ermida

Outras Designações

Igreja Matriz de Ermida

Categoria / Tipologia

Arquitectura Religiosa / Igreja

Inventário Temático

-

Localização

Divisão Administrativa

Viseu / Castro Daire / Picão e Ermida

Endereço / Local

-- -
Ermida

Proteção

Situação Actual

Classificado

Categoria de Protecção

Classificado como MN - Monumento Nacional

Cronologia

Decreto n.º 2 303, DG, I Série, n.º 60, de 29-03-1916 (ver Decreto)

ZEP

-

Zona "non aedificandi"

-

Abrangido em ZEP ou ZP

Abrangido por outra classificação

Património Mundial

-

Descrição Geral

Nota Histórico-Artistica

Ermida do Paiva é a igreja do único mosteiro premonstratense medieval português, fundado na segunda metade do século XII por dois monges franceses (D. Roberto e D. Afonso). A igreja foi sagrada em 1214, o que aponta para um processo construtivo relativamente normal - cerca de 30-40 anos, admitindo-se, todavia, que os primeiros tempos tenham sido dominados pela edificação de partes comunitárias certamente modestas.
O templo é de nave única e capela-mor de secção poligonal, mais baixa e estreita que o corpo. A fachada principal é tripartida, por meio de pilastras adossadas que sugerem um interior organizado em três naves que não corresponde à realidade. O pano médio compõe-se de dois registos, sendo o primeiro ocupado por portal de arco apontado, de três arquivoltas. A decoração geométrica aí existente contextualiza-se com a dos templos de Almacave e São Martinho de Mouros, o que permite pensar que o projecto românico recorreu a canteiros formados no original foco lamecense.
Em 1919, Aarão de Lacerda referiu-se ao monumento como "O templo das siglas", pela profusão de marcas de canteiro e outros sinais. Este estatuto vingou no seio da historiografia portuguesa, até aos dias de hoje, sendo unânimes os diversos autores em salientar "a abundância, visibilidade e variedade de desenho de marcas de canteiro" (ALMEIDA, 2001: 128).
PAF

Imagens