
Igreja de Nossa Senhora da Conceição, matriz de Ermida - detalhe
Designação
Designação
Igreja de Nossa Senhora da Conceição, matriz de Ermida
Outras Designações / Pesquisas
Igreja Matriz de Ermida / Igreja Paroquial de Ermida / Igreja de Nossa Senhora da Conceição / Ermida do Paiva (Ver Ficha em www.monumentos.gov.pt)
Categoria / Tipologia
Arquitectura Religiosa / Igreja
Inventário Temático
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Localização
Divisão Administrativa
Viseu / Castro Daire / Picão e Ermida
Endereço / Local
-- -
Ermida
Proteção
Situação Actual
Classificado
Categoria de Protecção
Classificado como MN - Monumento Nacional
Cronologia
Decreto n.º 2 303, DG, I Série, n.º 60, de 29-03-1916 (ver Decreto)
ZEP
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Zona "non aedificandi"
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Abrangido em ZEP ou ZP
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Abrangido por outra classificação
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Património Mundial
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Descrição Geral
Nota Histórico-Artistica
Ermida do Paiva é a igreja do único mosteiro premonstratense medieval português, fundado na segunda metade do século XII por dois monges franceses (D. Roberto e D. Afonso). A igreja foi sagrada em 1214, o que aponta para um processo construtivo relativamente normal - cerca de 30-40 anos, admitindo-se, todavia, que os primeiros tempos tenham sido dominados pela edificação de partes comunitárias certamente modestas.
O templo é de nave única e capela-mor de secção poligonal, mais baixa e estreita que o corpo. A fachada principal é tripartida, por meio de pilastras adossadas que sugerem um interior organizado em três naves que não corresponde à realidade. O pano médio compõe-se de dois registos, sendo o primeiro ocupado por portal de arco apontado, de três arquivoltas. A decoração geométrica aí existente contextualiza-se com a dos templos de Almacave e São Martinho de Mouros, o que permite pensar que o projecto românico recorreu a canteiros formados no original foco lamecense.
Em 1919, Aarão de Lacerda referiu-se ao monumento como "O templo das siglas", pela profusão de marcas de canteiro e outros sinais. Este estatuto vingou no seio da historiografia portuguesa, até aos dias de hoje, sendo unânimes os diversos autores em salientar "a abundância, visibilidade e variedade de desenho de marcas de canteiro" (ALMEIDA, 2001: 128).
PAF