
Portal do Colégio de São Tomás - detalhe
Designação
Designação
Portal do Colégio de São Tomás
Outras Designações / Pesquisas
Paço Episcopal de Coimbra / Museu Nacional Machado de Castro (Ver Ficha em www.monumentos.gov.pt)
Categoria / Tipologia
Arquitectura Religiosa / Portal
Inventário Temático
-
Localização
Divisão Administrativa
Coimbra / Coimbra / Coimbra (Sé Nova, Santa Cruz, Almedina e São Bartolomeu)
Endereço / Local
Largo de São Salvador
Coimbra
Proteção
Situação Actual
Classificado
Categoria de Protecção
Classificado como MN - Monumento Nacional
Cronologia
Decreto de 16-06-1910, DG, n.º 136, de 23-06-1910 (ver Decreto)
ZEP
Despacho de 18-02-2010 do director do IGESPAR, I.P. a devolver o processo à DRC do Centro
Parecer de 20-01-2010 do Conselho Consultivo a propor que seja apresentada nova proposta
Proposta de 9-11-2009 da DRC do Centro para a ZEP dos imóveis classificados e em vias de classificação do Centro Histórico de Coimbra
Zona "non aedificandi"
-
Abrangido em ZEP ou ZP
Abrangido por outra classificação
Património Mundial
-
Descrição Geral
Nota Histórico-Artistica
Em meados do século XVI o Colégio de São Tomás de Coimbra funcionava no velho Convento de São Domingos. Havendo necessidade de mudar o espaço conventual, Frei Martinho de Ledesma, reitor de São Tomás, ordenou em 1546 o início das obras do novo colégio. No ano seguinte, o portal principal era desenhado por Diogo de Castilho, sendo contratados para a sua edificação os pedreiros Pero Luís, António Fernandes e João Luís (CRAVEIRO,1998,nota 19). Depois da extinção das ordens religiosas, o colégio tornou-se propriedade particular, sendo então completamente modificado para se adaptar numa primeira fase à residência do Conde do Ameal, e numa segunda fase a Palácio de Justiça da cidade. O portal seria colocado cerca de 1912 na fachada norte do Museu Machado de Castro.
Enquadrado num alfiz, o portal do Colégio de São Tomás apresenta uma estrutura profusamente decorada. O arco, de volta perfeita, assenta em dois colunelos coríntios. O intradorso é decorado por enrolamentos vegetais, tendo ao centro o escudo de Portugal. O extradorso é preenchido por uma sucessão de cabeças aladas. Ladeado o arco, dois medalhões com as figuras dos apóstolos S. Tiago e S. Bartolomeu. Ladeado o arco, duas colunas coríntias, de fuste estriado, cujos capitéis são muito semelhantes aos modelos apresentados por Diego de Sagredo na sua obra Medidas del Romano. Sobre a arquitrave, o friso foi também decorado com motivos grotescos, numa sucessão de seres híbridos e criaturas aladas, segurando ao centro a esfera armilar. Em ambos os lados foram esculpidas duas figuras, à esquerda um jovem negro, à direita uma mulher. Sobre a cornija foram colocadas em nichos as imagens de S. Gonçalo de Amarante e S. Paio ladeando S. Tomás, inseridos em nichos arquitectónicos com inscrições.
Com um programa iconográfico carregado de simbolismo, o portal do Colégio de São Tomás apresenta as figuras de santos dominicanos cultuados local e nacionalmente, a par do grande teólogo da ordem, ao mesmo tempo que faz a apologia da pregação, do conhecimento e do ecumenismo da Igreja, adquirindo o "verdadeiro estatuto de autenticidade na definição do formulário renascentista" (CRAVEIRO,1998,p. 24).
Catarina Oliveira
Bibliografia
Título
A reforma joanina e a arquitectura dos colégios, Revista Monumentos n.º8
Local
Lisboa
Data
1998
Autor(es)
CRAVEIRO, Maria de Lurdes
Título
Inventário Artístico de Portugal: distrito de Coimbra
Local
Lisboa
Data
1952
Autor(es)
GONCALVES, António Nogueira, CORREIA, Vergílio
Título
Património Edificado com Interesse Cultural - Concelho de Coimbra
Local
Coimbra
Data
2009
Autor(es)
Câmara Municipal de Coimbra - Departamento de Cultura