Saltar para o conteúdo principal da página

Torre quadrangular (medieval) - detalhe

Designação

Designação

Torre quadrangular (medieval)

Outras Designações / Pesquisas

Torre de Sisebuto / Muralhas e Fortificações de Évora / Sistema Fortificado de Évora (Ver Ficha em www.monumentos.gov.pt)

Categoria / Tipologia

Arquitectura Militar / Torre

Inventário Temático

-

Localização

Divisão Administrativa

Évora / Évora / Évora (São Mamede, Sé, São Pedro e Santo Antão)

Endereço / Local

Rua da Quinta Nova
Évora

Proteção

Situação Actual

Classificado

Categoria de Protecção

Classificado como MN - Monumento Nacional

Cronologia

Decreto de 3-07-1920, DG, II Série, n.º 158, de 8-07-1920

ZEP

-

Zona "non aedificandi"

-

Património Mundial

Abrangido por conjunto inscrito na Lista do Património Mundial da UNESCO, que, ao abrigo do n.º 7 do art.º 15.º da Lei n.º 107/2001, de 8 de Setembro, se encontra classificado como MN

Descrição Geral

Nota Histórico-Artistica

Uma antiga tradição eborense alude à construção desta torre pelo rei visigodo Sisebuto, um pouco à semelhança do que tem sido equacionado para a torre militar depois reaproveitada no Convento do Salvador do Mundo. A análise ao aparelho construtivo, bem como a sua localização na malha urbana da cidade afasta esta hipótese, colocando a construção original da torre em plena época romana, quando da edificação da primeira muralha.
Ao longo dos séculos sucederam-se as transformações, com particular realce para os períodos islâmico e medieval cristão pós-reconquista, datando deste último algumas janelas e o abobadamento ogival dos dois pisos cobertos. Na época moderna fez parte do Paço dos Melos de Carvalho, estando hoje parcialmente aproveitada para serviços de restaurante.
Nas sondagens arqueológicas recentemente efectuadas neste local, foi possível confirmar a sua construção romana tardia (séc. III), sobre uma antiga habitação do séc. I, decorada com frescos. Por este facto, a torre constitui um bom indicador da redução do perímetro citadino na passagem para a Antiguidade Tardia e das opções construtivas militares então efectuadas.
PAF

Imagens

Bibliografia

Título

O recinto amuralhado de Évora

Local

-

Data

1996

Autor(es)

LIMA, Miguel Pedroso de