Saltar para o conteúdo principal da página

Colégio do Espírito Santo - detalhe

Designação

Designação

Colégio do Espírito Santo

Outras Designações

Colégio da Companhia de Jesus
Universidade de Évora

Categoria / Tipologia

Arquitectura Civil / Colégio

Inventário Temático

-

Localização

Divisão Administrativa

Évora / Évora / Évora (São Mamede, Sé, São Pedro e Santo Antão)

Endereço / Local

Largo dos Colegiais
Évora

Proteção

Situação Actual

Classificado

Categoria de Protecção

Classificado como MN - Monumento Nacional

Cronologia

Decreto n.º 8 252, DG, I Série, n.º 138, de 10-07-1922 (este último não produziu efeitos porque contrário ao Decreto anterior, que já classificava o portal como MN, por estar incluído no conjunto do Colégio) (ver Decreto)
Decreto de 16-06-1910, DG, n.º 136, de 23-06-1910 (ver Decreto)

ZEP

-

Zona "non aedificandi"

-

Abrangido por outra classificação

Património Mundial

Abrangido por conjunto inscrito na Lista do Património Mundial da UNESCO, que, ao abrigo do n.º 7 do art.º 15.º da Lei n.º 107/2001, de 8 de Setembro, se encontra classificado como MN

Descrição Geral

Nota Histórico-Artistica

O Colégio do Espírito Santo, de inspiração jesuíta, foi fundado no século XVI pelo arcebispo de Évora, o Cardeal D. Henrique. As obras de construção do edifício tiveram início em 1550, e terminaram em 1559, sendo o colégio inaugurado logo no mesmo ano. Um pouco mais tarde, em 1566, começava a edificação da Igreja, de invocação do Espírito Santo, concluída em 1572, e exemplar inaugural do chamado "estilo chão", promovido em tantas campanhas de obras da Companhia de Jesus.
O colégio em si desenvolve-se em planta quadrangular envolvendo um claustro monumental, em cujo centro se ergue um chafariz. O claustro, ou Pátio dos Gerais, dispõe-se em dois registos, com galerias de colunatas, levantando-se ao centro (em frente à portaria) a fachada da antiga capela do colégio, depois Sala dos Actos, numa composição barroca setecentista, com frontão muito rebuscado, ladeado por volutas e exibindo ao centro as armas do Cardeal-Infante. As salas do colégio foram forradas, no reinado de D. João V, com belíssimos azulejos barrocos aludindo às matérias aí ensinadas, com alegorias das Ciências ou Humanidades, retiradas de cartões holandeses. Este conjunto, juntamente com os quatro painéis azulejares de grandes dimensões que forram o cruzeiro octogonal que liga a ala Norte do claustro a uma outra, desenvolvida no sentido N-S, constitui o mais importante núcleo barroco de temática profana do Sul do país. A igreja, no topo Norte do claustro, foi dotada, em campanha também do século XVIII, de magnífica talha joanina, acrescentando riqueza ornamental à simplicidade da sua estrutura e espacialidade. Em todo o edifício destacam-se igualmente vários silhares de azulejos quinhentistas (no Refeitório) e seiscentistas (Sala dos Actos, antiga capela colegial), e exemplares de pintura e estuques ornamentais.
Na fachada Oeste do colégio rasga-se ainda um delicado portal renascença, proveniente de uma capela da Igreja do Convento de São Domingos, lavrado em torno de 1540; tem sido atribuída à mão de Nicolau de Chanterenne, com cuja obra apresenta evidentes afinidades estéticas. Consiste num vão em arco de volta perfeita no interior de uma moldura rectangular, composta por pilastras com capitéis coríntios e arquivolta sobre a qual se levanta um frontão com volutas encimado por uma vieira coroada. Nas trompas do arco destacam-se duas figurinhas de lavrado cuidado, à direita uma efígie feminina, à esquerda uma masculina. SML

Imagens

Bibliografia

Título

"Da Universidade de Évora"

Local

-

Data

1944

Autor(es)

GROMICHO, António Bartolomeu

Título

"Roteiro Histórico dos Jesuítas em Évora"

Local

-

Data

-

Autor(es)

MENDEIROS, José Filipe

Título

"Notícia dos edifícios do Colégio e Universidade do Espírito Santo, in Cadernos de história e arte eborense, Sep. A Cidade de Évora, 41-42. - 20º v."

Local

-

Data

1959

Autor(es)

ESPANCA, Túlio

Título

"A Arquitectura Portuguesa Chã - Entre as Especiarias e os Diamantes 1521-1706"

Local

Lisboa

Data

1988

Autor(es)

KUBLER, George

Título

"Évora Ilustrada"

Local

-

Data

1945

Autor(es)

FRANCO, P. António

Título

"A Arquitectura do Renascimento em Portugal"

Local

Lisboa

Data

1986

Autor(es)

HAUPT, Albrecht

Título

"A Talha em Portugal"

Local

Lisboa

Data

1962

Autor(es)

SMITH, Robert C.

Título

"Inventário Artístico de Portugal, vol. VII (Concelho de Évora - volume I)"

Local

Lisboa

Data

1966

Autor(es)

ESPANCA, Túlio

Título

"A Arquitectura ao Romano"

Local

Vila Nova de Gaia

Data

2009

Autor(es)

CRAVEIRO, Maria de Lurdes

Título

"A Igreja do Colégio do Espírito Santo de Évora, A Cidade de Évora: Boletim de Cultura da Câmara Municipal (2ª Série), nº 8, 2009, pp. 481-494"

Local

Évora

Data

2009

Autor(es)

BORGES, Ana Maria de Mira, MACHADO, José Alberto Gomes