Saltar para o conteúdo principal da página

Memorial de Lordelo - detalhe

Designação

Designação

Memorial de Lordelo

Outras Designações / Pesquisas

Arco de Lordelo / Memorial de Lordelo(Ver Ficha em www.monumentos.gov.pt)

Categoria / Tipologia

Arquitectura Religiosa / Memorial

Inventário Temático

-

Localização

Divisão Administrativa

Porto / Baião / Ancede e Ribadouro

Endereço / Local

-

Proteção

Situação Actual

Desclassificado - sem protecção legal

Categoria de Protecção

Não aplicável

Cronologia

Declaração n.º 100/2012, DR, 2.ª série, n.º 105, de 30-05-2012 (declara que se considera desclassificado, por já não existir à data da sua classificação) (ver Declaração)
Decreto de 16-06-1910, DG, n.º 136, de 23-06-1910 (classificou como MN, incluído no concelho de Resende, distrito de Viseu) (ver Decreto)

ZEP

-

Zona "non aedificandi"

-

Abrangido em ZEP ou ZP

Abrangido por outra classificação

Património Mundial

-

Descrição Geral

Nota Histórico-Artistica

A actual freguesia de Ancede estava situada, desde a época romana, num importante ponto de acesso ao Rio Douro, onde se cruzavam vias que serviam igualmente os itinerários de peregrinação a Santiago de Compostela. O Arco ou Memorial de Lordelo, que se supõe erguido entre finais do século XII e inícios do século XIII, estava situado justamente no percurso de uma dessas estradas, que vinha de Oliveira do Douro, passava por Ancede, e seguia em direcção a Amarante.
A primeira referência conhecida ao memorial, sito nas imediações da Capela de Nossa Senhora das Boas Novas, data de 1857, quando foi publicada uma gravura que o representava. Nessa data, porém, o monumento já se encontrava em ruína acentuada, tendo caído completamente por terra poucos anos mais tarde. Nada parece restar dele, na actualidade.
Tratava-se de um monumento funerário, em estilo gótico, constituído por um arco apontado erguido sobre um túmulo liso, decorado apenas com uma espada incisa na laje da tampa, indicando que o sepultado (provavelmente acompanhado, talvez pela mulher) seria um homem de armas. SML