Saltar para o conteúdo principal da página

Igreja de Santa Marta, matriz de Bornes - detalhe

Designação

Designação

Igreja de Santa Marta, matriz de Bornes

Outras Designações / Pesquisas

Igreja Paroquial de Bornes / Igreja de Santa Marta (Ver Ficha em www.monumentos.gov.pt)

Categoria / Tipologia

Arquitectura Religiosa / Igreja

Inventário Temático

-

Localização

Divisão Administrativa

Bragança / Macedo de Cavaleiros / Bornes e Burga

Endereço / Local

- -
Bornes

Proteção

Situação Actual

Procedimento caducado - sem protecção legal

Categoria de Protecção

Não aplicável

Cronologia

Procedimento caducado nos termos do artigo 78.º do Decreto-Lei n.º 309/2009, DR, 1.ª série, N.º 206 de 23-10-2009 (ver Diploma)
Despacho de 15-05-2003 do presidente do IPPAR

ZEP

-

Zona "non aedificandi"

-

Abrangido em ZEP ou ZP

Abrangido por outra classificação

Património Mundial

-

Descrição Geral

Nota Histórico-Artistica

A igreja matriz de Bornes, implantada no centro da localidade, é uma construção que deverá remontar ao século XVI. Os seus volumes - nave, capela-mor, sacristia e capela adossadas - impõem-se ao casario envolvente, destacando-se ainda mais pela sineira que, na fachada principal, interrompe a empena elevando-se bem acima da linha dos telhados. Neste alçado, em cantaria, há ainda a realçar o portal, em arco de volta perfeita, e o óculo superior.
No interior, são bem visíveis as diferentes campanhas decorativas de que o templo foi objecto. A capela lateral do lado da Epístola apresenta, num dos cunhais, o ano de 1697 que assinala, muito possivelmente, a sua construção. O retábulo do altar do lado do Evangelho inscreve-se no denominado estilo nacional ou proto-barroco, enquanto o do lado oposto é já rococó. Por sua vez, os altares colaterais apresentam características neoclássicas, remontando a uma campanha mais tardia. O arco triunfal, de volta perfeita, é encimado por uma pintura alusiva ao Juízo Final e, na nave, a abóbada com temas diferenciados, como a Anunciação, ou a Ressurreição de Lázaro, foi executada já no século XX.
Por sua vez, a capela-mor, com tecto em caixotões com pinturas representando santos, exibe retábulo seiscentista, proto-barroco. As tábuas laterais são alusivas a São Pedro e São Paulo.
(RC)