Saltar para o conteúdo principal da página

Casa do Professor Carlos Teixeira - detalhe

Designação

Designação

Casa do Professor Carlos Teixeira

Outras Designações / Pesquisas

Casa do Professor Carlos Teixeira (Ver Ficha em www.monumentos.gov.pt)

Categoria / Tipologia

Arquitectura Civil / Casa

Inventário Temático

-

Localização

Divisão Administrativa

Braga / Vieira do Minho / Rossas

Endereço / Local

Lugar de São Pedro
Rossas

Proteção

Situação Actual

Classificado

Categoria de Protecção

Classificado como IM - Interesse Municipal

Cronologia

A Câmara Municipal e a Assembleia Municipal de Vieira do Minho aprovaram a sua classificação como Imóvel de Interesse Municipal, em 5 e 7 de Fevereiro de 2003, respectivamente.

ZEP

-

Zona "non aedificandi"

-

Abrangido em ZEP ou ZP

Abrangido por outra classificação

Património Mundial

-

Descrição Geral

Nota Histórico-Artistica

Carlos Teixeira (1910-1982) nasceu em Aboim, concelho de Fafe, tendo-se licenciado e doutorado em Ciências Histórico-Naturais pela Faculdade de Ciências da Universidade do Porto. Ensinou nas Faculdades de Ciências da Universidade do Porto e de Lisboa, onde se tornou professor catedrático, e produziu mais de quinhentas obras, a maior parte das quais na sua área de eleição, a Geologia. Foi um dos fundadores da Sociedade Geológica de Portugal, em 1940, e igualmente do Centro de Estudos de Geologia da Faculdade de Ciências da Universidade de Lisboa, em 1956. É considerado a principal figura das geociências do século XX em Portugal, mas granjeou ainda reconhecimento científico internacional nas áreas da Botânica e da Paleontologia. Morreu em Lisboa, cego pela diabetes, e deixou alguns bens ao Estado, entre os quais a sua casa de campo em São Pedro, freguesia de Rossas, concelho de Vieira do Minho, não muito distante do seu local de nascimento.
A casa, onde Carlos Teixeira se refugiava para descansar e escrever, é uma construção humilde e de pouca importância arquitectónica, possuindo sobretudo interesse memorial. Configura uma habitação típica do Minho, com construções de granito deitando para um pátio, fazendo-se o acesso por baixo de um espigueiro. A propriedade incluía ainda alguns terrenos de cultivo, e os anexos da lavoura e casa do caseiro. No local existe um busto do cientista e professor, sobre um pedestal com inscrição comemorativa. Parte da propriedade foi recentemente alienada em hasta pública, nomeadamente os anexos dos caseiros.
Sílvia Leite / DIDA - IGESPAR, I.P. / 2009