Saltar para o conteúdo principal da página

Casa Vermelha - detalhe

Designação

Designação

Casa Vermelha

Outras Designações / Pesquisas

Categoria / Tipologia

Arquitectura Civil / Casa

Inventário Temático

-

Localização

Divisão Administrativa

Guarda / Vila Nova de Foz Côa / Vila Nova de Foz Côa

Endereço / Local

-

Proteção

Situação Actual

Classificado

Categoria de Protecção

Classificado como IM - Interesse Municipal

Cronologia

Deliberaçãode 21-04-2003 da CM de Vila Nova de Foz Côa

ZEP

-

Zona "non aedificandi"

-

Abrangido em ZEP ou ZP

Abrangido por outra classificação

Património Mundial

-

Descrição Geral

Nota Histórico-Artistica

Localizado numa região particularmente dotada de beleza natural, o território correspondente na actualidade ao município de Vila Nova de Foz Côa distribui-se entre o extenso "vale da vila", a "veiga" da Vilariça, os contrafortes da Serra da Estrela e o "Vale Sagrado do Côa", assim designado nos últimos anos pelas gravuras rupestres nele identificadas e inscritas na Lista de Património Mundial.
Zona fortemente dominada pela presença do rio Côa e pelos profundos e abruptos vales talhados em socalcos pelo Homem para cultivo de vinha, Vila Nova de Foz Côa encerra nos seus recantos exemplares arquitectónicos de assinalável interesse.
De entre estes testemunhos arquitectónicos, salienta-se a denominada "Casa Vermelha" pela cor que terá sempre exibido nas suas fachadas.
Mandada edificar nos anos vinte do século passado no centro urbano de Vila Nova de Foz Côa pelo avô dos actuais proprietários, a Casa apresenta uma robustez construtiva característica destas paragens, nomeadamente ao nível das paredes erguidas em pedra, tendo sido profusamente decorada, no interior, com madeiras exóticas importadas do Brasil, assim como através de painéis azulejares aplicados nos frontões exteriores de dois grupos de janelas rasgadas à altura dos dois registos superiores e terminadas em arco abaulado.
O edifício foi entretanto adaptado à função turística, havendo o cuidado de manter a traça original distintiva da época, quando se inaugurou o Cinema Fozcoense construído por iniciativa da mesma individualidade, com vista ao desenvolvimento cultural desta zona do interior.
[AMartins]

Bibliografia

Título

Por terras do concelho de Foz Côa. Subsídios para a sua história, estudo e inventário do seu património

Local

Vila Nova de Foz Côa

Data

1999

Autor(es)

TRABULO, António A. Rodrigues, COIXÃO, António do Nascimento Sá