
Igreja da Misericórdia e respectiva Casa do Despacho da antiga vila de Pereira, incluindo os seus retábulos de talha, painéis de azulejo e tecto pintado - detalhe
Designação
Designação
Igreja da Misericórdia e respectiva Casa do Despacho da antiga vila de Pereira, incluindo os seus retábulos de talha, painéis de azulejo e tecto pintado
Outras Designações / Pesquisas
Igreja da Misericórdia de Pereira e Casa do Despacho / Igreja da Santa Casa da Misericórdia de Pereira e Casa do Despacho (Ver Ficha em www.monumentos.gov.pt)
Categoria / Tipologia
Arquitectura Religiosa / Igreja
Inventário Temático
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Localização
Divisão Administrativa
Coimbra / Montemor-o-Velho / Pereira
Endereço / Local
-- --
Pereira
Proteção
Situação Actual
Classificado
Categoria de Protecção
Classificado como IIP - Imóvel de Interesse Público
Cronologia
Decreto n.º 95/78, DR, I Série, n.º 210, de 12-09-1978 (ver Decreto)
ZEP
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Zona "non aedificandi"
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Abrangido em ZEP ou ZP
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Abrangido por outra classificação
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Património Mundial
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Descrição Geral
Nota Histórico-Artistica
Dedicada a Nossa Senhora da Piedada, invocação da primitiva capela onde esteve sediada a Irmandade, a actual igreja da Misericórdia de Pereira remonta à primeira metade do século XVIII, quando, por iniciativa do Provedor Félix de Carvalho Pimentel, foi edificado o novo templo. As obras tiveram início em 1729, encontrando-se as estruturas do edifício terminadas no ano seguinte. Contudo, a fachada só ficou concluída em 1748/1749 , e a torre entre 1753 e 1758, de acordo com o referido sob o mostrador do relógio. As campanhas decorativas conheceram um prolongamento ainda maior, e o último revestimento azulejar a ser aplicado na nave data já de 1784.
O alçado principal apresenta, ao centro, a igreja, flanqueada pela torre e pela Casa do Despacho, ambos num plano ligeiramente recuado. A fachada do templo é ladeada por pilastras, encimadas por pináculos alteados. Ao centro, o portal é definido por duas colunas coríntias, que ganham especial importância pelas representações iconográficas que se lhe sobrepõem. Estas são constituídas pelas duas virtudes cardeais, a Esperança e a Caridade, apoiadas sobre as aletas que ladeiam a figuração, em relevo, de Nossa Senhora da Misericórdia. Por cima, no tímpano do frontão de remate do alçado, as armas de Portugal complementam a iconografia tradicional das Irmandades da Misericórdia. Quanto à composição do portal, alguns investigadores têm vindo a chamar a atenção para a semelhança entre este (executada pelo pedreiro Matias de Andrade), e os do colégio de São Pedro do pátio da Universidade ou de São Domingos de Aveiro (GONÇALVES, 1952).
A Casa do Despacho, de dimensões mais reduzidas, é aberta por um portal de colunas jónicas, numa composição prolongada pela janela de sacada que se lhe sobrepõe. A Torre, divide-se em três registos, o central ocupado pelo relógio, e termina em forma de bolbo rodeado por fogaréus.
O interior da igreja, de nave única com coro alto, assente sobre colunas, e tribuna dos mesários (do lado da Epístola), destaca-se pelos retábulos de talha dourada, de estilo nacional ou barroco pleno, bem como pelos azulejos que complementam o efeito cenográfico e teatral do espaço.
Na nave os azulejos são azuis e brancos com cercaduras polícromas, e na capela-mor apenas azuis e brancos. É possível saber com exactidão a data em que foram aplicados, pois são citados num livro referente ao "bom governo" da Misericórdia de Pereira, escrito em 1785 por José Tavares da Paixão, e divulgado por Santos Simões (SIMÕES, 1979, p. 146). Aqui se refere que os painéis da capela-mor foram encomendados pelo provedor Bernardo António Amado de Vasconcelos, em data anterior a 1785, ano em que terminou o seu mandato (fl. 211 do manuscrito). Representando cenas marianas, estes eram considerados pelo autor do referido manuscrito, a "quinta obra maravilhosa" patrocinada por este provedor. Já o conjunto da nave, dedicado à vida de Cristo, foi aplicado em 1784 (fl. 212 do manuscrito).
O retábulo-mor, executado por Jerónimo Ferreira de Araújo, foi assente em 1731, e as imagens que o integram são contemporâneas do trabalho da talha, à excepção da Nossa Senhora da Piedade, no camarim, que é uma obra de pedra, do século XVI. Os colaterais são pouco mais tardios, de 1738, e foram dourados por Domingos Correia e Manuel Pereira, de Coimbra, que nesse mesmo ano pintaram o tecto, o cruzeiro e, eventualmente, o tecto a sacristia (GONÇALVES, 1952).
A sacristia exibe um arcaz almofadado, executado por Manuel João, o Seco, em data anterior a 1748, e o tecto é pintado com motivos de grinaldas. Já na Casa do Despacho destaca-se uma tela setecentista representando a Visitação, com moldura de talha, e a bandeira com a habitual iconografia das Misericórdias - Nossa Senhora da Piedade e Nossa Senhora da Misericórdia -, assinada por Antonius Josephus, em 1795 (GONÇALVES, 1952).
(Rosário Carvalho)
Imagens
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Igreja da Misericórdia de Pereira - Fachada principal
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Igreja da Misericórdia de Pereira - Torre Sineira
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Igreja da Misericórdia de Pereira - Interior: cadeiral da Irmandade
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Igreja da Misericórdia de Pereira - Interior: coro-alto
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Igreja da Misericórdia de Pereira - Interior: capela-mor
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Igreja da Misericórdia de Pereira - Casa do Despacho: fachada principal
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Igreja da Misericórdia de Pereira - Casa do Despacho: portal principal
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Igreja da Misericórdia de Pereira - Planta com a delimitação e a ZP em vigor
Bibliografia
Título
Azulejaria em Portugal no século XVIII
Local
Lisboa
Data
1979
Autor(es)
SIMÕES, J. M. dos Santos
Título
Inventário Artístico de Portugal - Aveiro, Beja, Coimbra, Évora, Leiria, Portalegre, Porto e Santarém
Local
Lisboa
Data
2000
Autor(es)
SEQUEIRA, Gustavo de Matos