
Centro de Diversões - detalhe
Designação
Designação
Centro de Diversões
Outras Designações / Pesquisas
Centro de Diversões em Buarcos (Ver Ficha em www.monumentos.gov.pt)
Categoria / Tipologia
Arquitectura Civil / Centro Recreativo
Inventário Temático
-
Localização
Divisão Administrativa
Coimbra / Figueira da Foz / São Julião da Figueira da Foz
Endereço / Local
Rua Cândido dos Reis
Figueira da Foz
Número de Polícia: 45
Proteção
Situação Actual
Classificado
Categoria de Protecção
Classificado como IM - Interesse Municipal
Cronologia
Edital n.º 229 de 9-10-2003 da CM da Figueira da Foz
ZEP
-
Zona "non aedificandi"
-
Abrangido em ZEP ou ZP
-
Abrangido por outra classificação
-
Património Mundial
-
Descrição Geral
Nota Histórico-Artistica
Imóvel
Localizado na Rua Cândido dos Reis, na Figueira da Foz, o Centro de Diversões é um edifício de planta quadrangular de andar único, composto por três corpos, correspondentes a uma habitação e dois salões.
A construção é precedida por adro com escada, circundado por muro e entrada num arco apontado. A fachada principal apresenta ao centro a entrada, de forma semi-circular, com porta de ferro e vidro e letreiro designando CENTRO DE DIVERSÕES, em relevo pintado. Lateralmente, os panos murários são marcados por grandes janelas de vidro e molduras de ferro, com colunas a delimitar as entradas; o da esquerda tem a denominação AUTOMÓVEIS, a da direita apresenta o título CARROSEL, ambos em relevo pintado.
O interior do edifício está atualmente muito alterado em relação à construção e funções originais.
História
O Centro de Diversões da Figueira da Foz foi edificado e inaugurado na década de 40 do século XX.
O edifício está localizado no Bairro Novo de Santa Catarina, considerado o "centro lúdico e de urbanidade" da cidade (Negrão: 2016, p. 69), construído entre 1868 e 1903. Este bairro, cuja "malha reticulada e regular contrasta com a distribuição não programada" do núcleo mais antigo da Figueira, tornou-se o local dos "veraneantes e do lazer" da cidade (Borges: 1991, p. 78), recebendo diversos edifícios de diversão, como casinos e cinemas, na primeira metade do século XX.
Seguindo esta missão de dinamizar a Figueira da Foz como centro urbano lúdico, de recreio e de lazer por excelência, a Sociedade de Divertimentos e Propaganda da Figueira da Foz começou a elaborar, no início da década de 40, o projeto de um stand de diversões. O complexo seria erigido entre setembro de 1943 e junho de 1947, data em que foi inaugurado oficialmente, com uma pista de automóveis elétricos, um carrossel, um bar e uma esplanada. O centro manteve-se em funcionamento até à década de 70, passando depois a abrir sazonalmente. Atualmente alberga um espaço de restauração.
No ano de 2003, o Centro de Diversões foi classificado como de interesse municipal.
Catarina Oliveira
DGPC, 2019