Saltar para o conteúdo principal da página

Trecho de arquitectura medieval constituído por pelourinho, torre ameada e fonte ameada - detalhe

Designação

Designação

Trecho de arquitectura medieval constituído por pelourinho, torre ameada e fonte ameada

Outras Designações / Pesquisas

Castelo de Aguiar da Beira / Torre ameada em Aguiar da Beira (Ver Ficha em www.monumentos.gov.pt) / Fonte Ameada em Aguiar da Beira (Ver Ficha em www.monumentos.gov.pt) / Pelourinho de Aguiar da Beira (Ver Ficha em www.monumentos.gov.pt)

Categoria / Tipologia

Arquitectura Civil / Fonte

Inventário Temático

-

Localização

Divisão Administrativa

Guarda / Aguiar da Beira / Aguiar da Beira e Coruche

Endereço / Local

Largo dos Monumentos Nacionais
Aguiar da Beira

Proteção

Situação Actual

Classificado

Categoria de Protecção

Classificado como MN - Monumento Nacional

Cronologia

Decreto n.º 8 330, DG, I Série n.º 167, de 17-08-1922 (ver Decreto)
Nota: o pelourinho já tinha sido individualmente classificado em 1910 (ver ficha)

ZEP

-

Zona "non aedificandi"

-

Abrangido em ZEP ou ZP

Abrangido por outra classificação

Património Mundial

-

Descrição Geral

Nota Histórico-Artistica

A praça central de Aguiar da Beira, de origem medieval, é hoje conhecida por Largo dos Monumentos, toponímia que é perfeitamente justificada pela presença no local do importante conjunto da Torre do Relógio, Pelourinho, e Fonte Ameada. A fonte, provavelmente a mais antiga das três construções, consta de um poço e tanque de chafurdo (ou de mergulho) com cobertura definindo um terraço sobre a praça.
A construção tem singela planta quadrangular, rasgada por um vão largo em arco quebrado, que dá acesso ao poço. O pavimento, lajeado, fica abaixo da cota do largo nesse ponto, sendo o desnível vencido por três degraus ladeados por muretes baixos, que servem igualmente de bancos públicos. O interior é coberto por abóbada de secção ogival. No exterior, destaca-se a cortina de ameias que coroa os paredões laterais e o principal, definindo um terraço descoberto, acessível através de cinco degraus no alçado posterior, que fica a pouca altura da calçada. O terraço é lajeado e rodeado por um banco corrido, compondo um espaço público em tribuna, deitando sobre o largo, e que a tradição diz tratar-se do local onde se reuniam os concelhos municipais.
É voz corrente que esta fonte tem origem árabe, embora a actual construção seja gótica, atribuível aos séculos XIV-XV. Poderia datar da reconstrução dionisina do antigo castelo, no início do século XIV, do qual resta um troço de muralha, e a torre (igualmente ameada) já referida. No murete do terraço da fonte encontra-se uma inscrição, em caracteres góticos pouco legíveis, que reza rui periz / me fez, ou rui periz / martiinz. Também quase ilegíveis figuram as armas de Portugal, gravadas num merlão da fachada lateral a nordeste. SML
O castelo de Aguiar da Beira foi mandado edificar por D. Dinis no início do século XIV, para substituir a fortificação castreja que, à época, se mostrava insuficiente para a defesa da vila. Da fortaleza dionisina subsiste, além de um troço de muralha, a Torre Ameada que se ergue no centro da povoação, e que se pensa ter sido originalmente utilizada como atalaia, prisão ou almenara (COSTA; PORTUGAL, 1985).
De planta quadrada, a torre é uma estrutura imponente e maciça, rematada no topo por merlões de face rectangular e quatro gárgulas de canhão, cujo modelo de gosto seiscentista indica o seu posterior acrescento. Numa das fachadas laterais rasga-se a porta de acesso ao interior, de moldura em arco pleno, à qual se acede por degrau. A fachada principal ostenta, no piso térreo, um Passo da Via Sacra quadrangular em granito, edificado no século XVII, rematado por friso e pináculos. Sobre este, rasgam-se uma fresta e duas janelas quadradas. O interior é um espaço unificado com quatro registos e escadas de madeira, coberto por vigamento de madeira que suporta o telhado.
Catarina Oliveira
DIDA/ IGESPAR, I.P./ Fevereiro de 2011

Bibliografia

Título

Roteiro dos Monumentos Militares Portugueses

Local

Lisboa

Data

1948

Autor(es)

ALMEIDA, João de

Título

Aguiar da Beira - a história, a terra, e as gentes

Local

Aguiar da Beira

Data

1985

Autor(es)

COSTA, Fernando Jorge dos Santos, PORTUGAL, João António de Sequeira Alves

Título

A arquitectura manuelina

Local

Vila Nova de Gaia

Data

2009

Autor(es)

DIAS, Pedro