Saltar para o conteúdo principal da página

Ermida de Nossa Senhora da Vitória - detalhe

Designação

Designação

Ermida de Nossa Senhora da Vitória

Outras Designações / Pesquisas

Ermida de Santa Vitória de Montes Claros / Ermida de Nossa Senhora da Vitória / Ermida de Santa Vitória de Montes Claros(Ver Ficha em www.monumentos.gov.pt)

Categoria / Tipologia

Arquitectura Religiosa / Ermida

Inventário Temático

-

Localização

Divisão Administrativa

Évora / Borba / Rio de Moinhos

Endereço / Local

Aldeia de Barro Branco
Rio de Moinhos

Proteção

Situação Actual

Procedimento caducado - sem protecção legal

Categoria de Protecção

Não aplicável

Cronologia

Procedimento caducado nos termos do artigo 78.º do Decreto-Lei n.º 309/2009, DR, 1.ª série, N.º 206 de 23-10-2009 (ver Diploma)
Despacho de Maio de 1981

ZEP

-

Zona "non aedificandi"

-

Abrangido em ZEP ou ZP

Abrangido por outra classificação

Património Mundial

-

Descrição Geral

Nota Histórico-Artistica

A ermida de Santa Vitória de Montes Claros, erguida em frente à lápide que compõe o padrão comemorativo da batalha do mesmo nome, foi fundada em 1669, apenas quatro anos após o acontecimento. De início, tratava-se apenas de uma capelinha, sem edifícios anexos ou qualquer elemento arquitectónico de relevo, com fachada principal iluminada por uma luneta central e abrindo através de uma singela porta de verga recta, flanqueada por duas pequenas janelas. Mas obras de ampliação, no século XVIII, transformaram a capela na nave de um santuário mais complexo, passando a integrar os edifícios do capelão, sacristia e ermitério. Recebeu também o acrescentamento de um nártex aberto por três arcos redondos, com um campanário rematado por empena triangular. A capela-mor é igualmente acrescento setecentista, que veio transformar o espaço original em nave do santuário moderno. Possui um altar em mármore branco e negro, onde pontifica a imagem de Nossa Senhora da Vitória, destino de romarias e objecto de grande devoção local, conforme atestam os inúmeros ex-votos aí depositados. SML

Bibliografia

Título

Inventário Artístico de Portugal - vol. IX (Distrito de Évora, Zona Sul, volume I)

Local

Lisboa

Data

1978

Autor(es)

ESPANCA, Túlio