Saltar para o conteúdo principal da página

Casa de São Francisco da Chã - detalhe

Designação

Designação

Casa de São Francisco da Chã

Outras Designações / Pesquisas

Casa de S. Francisco / Casa de São Francisco da Chã (Ver Ficha em www.monumentos.gov.pt)

Categoria / Tipologia

-

Inventário Temático

-

Localização

Divisão Administrativa

Coimbra / Góis / Alvares

Endereço / Local

Rua Dr. António Fernandes Cura
Chã de Álvares

Proteção

Situação Actual

Classificado

Categoria de Protecção

Classificado como IM - Interesse Municipal

Cronologia

Edital n.º 2/2004, de 14-01-2004, da Câmara Municipal de Góis
Deliberação de classificação de 22-12-2003

ZEP

-

Zona "non aedificandi"

-

Abrangido em ZEP ou ZP

Abrangido por outra classificação

Património Mundial

-

Descrição Geral

Nota Histórico-Artistica

Imóvel
Localizada na localidade de Chã de Álvares, a Casa de São Francisco da Chã é um edifício de características rurais. Construído como casa de habitação familiar em 1883, o imóvel é atualmente uma unidade de turismo rural, que integra a Rota das Aldeias do Xisto.
A casa é formada por dois corpos retangulares justapostos divididos em dois andares, de distintas dimensões, aos quais se adossa um terceiro corpo, formando uma planimetria irregular em L. No interior conserva-se um pequeno pátio.
O edifício principal apresenta três fachadas, rasgadas por portas, no piso térreo, e janelas no superior, abertas a espaços regulares. Adstrito a este, ergue-se outro edifício, em aparelho de xisto, com varanda alpendrada no primeiro andar. Adossado lateralmente, um terceiro corpo de menores dimensões, com escada de acesso ao piso superior e varandim a marcarem a fachada principal, que correspondia a espaço de arrumos e apresenta também paredes exteriores em xisto.
Com as obras de recuperação e transformação da casa em unidade hoteleira, o espaço interior perdeu a tipologia característica de habitação rural. Da estrutura original, subsistem o espaço rústico da cozinha e os tetos de forro de madeira do segundo piso da casa principal.
História
A Casa de São Francisco da Chã foi edificada em 1883, pertencendo aos Barata, uma família abastada de agricultores, que mantêm a propriedade até hoje. A casa está implantada numa região predominantemente rural, nas faldas da Serra da Lousã.
Em finais do século XX, a casa apresentava alguns sinais de degradação, pelo que os proprietários procederam à sua recuperação com vista à transformação do espaço como unidade de turismo rural.
Está classificada como de interesse municipal desde 2004.
Catarina Oliveira
DGPC, 2016
(com a colaboração de Ana Marques de Sá e Marina Pais, CM Góis)

Imagens