Saltar para o conteúdo principal da página

Casa dos Areais - detalhe

Designação

Designação

Casa dos Areais

Outras Designações / Pesquisas

Categoria / Tipologia

-

Inventário Temático

-

Localização

Divisão Administrativa

Aveiro / Aveiro / Esgueira

Endereço / Local

Rua D. Sancho I
Aveiro

Número de Polícia: 72

Proteção

Situação Actual

Classificado

Categoria de Protecção

Classificado como MIM - Monumento de Interesse Municipal

Cronologia

Edital n.º 91/2008 de 15-05-2008 da CM de Aveiro

ZEP

-

Zona "non aedificandi"

-

Abrangido em ZEP ou ZP

Abrangido por outra classificação

Património Mundial

-

Descrição Geral

Nota Histórico-Artistica

Imóvel
Localizada no centro da freguesia de Esgueira, junto à linha dos caminhos de ferro, a Casa dos Areais foi edificada em 1929. Esta moradia unifamiliar desenvolve-se numa planta retangular, rodeada por jardim murado. A fachada apresenta um modelo combinado, que congrega elementos de influência colonial, como as varandas alpendradas circundantes, no piso superior, com pormenores de inspiração Arte Nova, como os trabalhos de ferro forjado.
Dividida em três registos, que incluem mansarda, a casa é marcada pelo conjunto de janelas de moldura em pedra que se abrem, simetricamente, em todas as fachadas. O edifício é composto por três corpos, sendo o central destacado e elevado em relação aos laterais, mais recuados.
O piso térreo, elevado em relação à cota natural do terreno, apresenta a toda a volta janelas em arco rebaixado. As do corpo do lado esquerdo são precedidas por alpendre, que suporta a varanda superior. No corpo direito abre-se a porta principal da casa, ladeada por dois painéis de azulejos polícromos, com a representação de um jardim em trompe l' oeil.
O piso superior é rasgado por janelas de arco redondo, sendo marcado pela grande varanda de reminiscência colonial que contorna a casa, à esquerda. No tramo central abre-se uma janela de sacada com varandim, sobre a qual foi colocada a data 1929. Do lado direito, ergue-se uma pequena varanda. Na fachada lateral direita rasgam-se quatro janelas e, ao centro destas, um grande vitral, que ilumina a escadaria interior, de madeira. O corpo central é rematado pela mansarda, curvilínea, que integra uma janela com varandim de ferro ladeada por dois painéis triangulares de azulejos polícromos, representando cenas agrícolas. A fachada posterior apresenta um modelo semelhante ao do frontispício, que opta por apresentar menos janelas e prescindir dos azulejos, opção que lhe conferiu maior simplicidade.
História
A Casa dos Areais foi edificada no início do segundo quartel do século XX, apresentando-se o ano de 1929, que está inscrito na fachada principal, como a data de conclusão da obra.
Desconhece-se o nome do seu encomendante, embora o modelo da casa, que remete para as "casas de brasileiro" tão características da zona Norte do país entre meados de Oitocentos e as primeiras décadas de Novecentos, possa indiciar o primeiro proprietário como um "brasileiro de torna-viagem".
Sabe-se que, na segunda metade do século XX, a casa terá pertencido a uma família associada aos Azeites Marialva, possivelmente os Carvalho Coimbra, que em 1946 iniciaram uma empresa de distribuição de azeite no concelho vizinho de Estarreja, que mais tarde viria a deter a referida marca.
Mantendo-se atualmente uma moradia privada, a Casa dos Areais está classificada desde 2008.
Catarina Oliveira
DGPC, 2016
(com a colaboração do Museu da Cidade de Aveiro)

Imagens