
Fonte e Lavadouro de Ferrarias - detalhe
Designação
Designação
Fonte e Lavadouro de Ferrarias
Outras Designações / Pesquisas
-
Categoria / Tipologia
-
Inventário Temático
-
Localização
Divisão Administrativa
Leiria / Alvaiázere / Maçãs de Dona Maria
Endereço / Local
Rua das Ferrarias
Ferrarias
Proteção
Situação Actual
Procedimento encerrado / arquivado - sem protecção legal
Categoria de Protecção
Não aplicável
Cronologia
Enviada cópia do processo à CM de Alvaiázere em 3-04-2014 para a ponderação de classificação como de IM
Despacho de arquivamento de 21-03-2014 do diretor-geral da DGPC
Proposta de arquivamento de 17-03-2014 da DRCCentro, por não terem valor nacional
Requerimento de classificação de 28-11-2013, de particular
ZEP
-
Zona "non aedificandi"
-
Abrangido em ZEP ou ZP
-
Abrangido por outra classificação
-
Património Mundial
-
Descrição Geral
Nota Histórico-Artistica
O fontanário e o lavadouro foram edificados no século XX, aquando da construção do sistema público de abastecimento de água da povoação de Ferrarias, por iniciativa de Mateus P. Reis o 'maior produtor agrário da freguesia e grande empregador regional'. «Conquanto, neste caso particular, a iniciativa de construção da fonte e do lavadouro tenham tido origem num particular, percebe-se que a tipologia arquitectónica destes imóveis se insere numa política concreta de renovação dos equipamentos públicos de natureza diversa a nível nacional, que teve lugar essencialmente a partir da década de 30 do século XX. (...)
A Fonte é constituída por uma zona de abastecimento público com pia de forma quadrangular, e por uma outra pia, esta retangular e de menores dimensões, onde os animais podiam beber directamente. Trata-se de uma fonte com uma pia construída em cantaria, com paredes em alvenaria de pedra, formando um remate que se eleva ao centro, onde se inserem azulejos de motivos fitomórficos, em azul e branco, e de uma pia do mesmo material, também sobrepujada de um pequeno remate com azulejos do mesmo tipo. Quanto ao Lavadouro, localizado a pouca distância, possui um pequeno logradouro na entrada, e, a sul, um tanque fossa (...). Este datará do final do primeiro quartel do século XX, e foi construído em tijolo burro, pintado de branco. Apresenta um muro contínuo sobreposto de aberturas superiores, com um friso de cerca de 50 cm formando um desenho, sobre embasamento em amarelo ocre. O telhado, de quatro águas, apresenta beirado saliente. No interior, salienta-se estrutura da cobertura, em asna de madeira. Possui dez tanques de lavar.» (Proposta de arquivamento, Direção Regional de Cultura do Centro, 2013)
«Quer a fonte, quer o lavadouro, apresentam características tipológicas que encontramos noutros exemplares do género, a nível local e regional, que vão, todavia, escasseando cada vez mais. Para além disso, acresce a sua importância e representatividade em termos histórico-culturais e sociais a nível local, como 'marcos do quotidiano da população', pois, para além da sua contínua utilização, eram ainda locais de convívio e de festa na altura das festas dos santos populares.» (requerimento inicial do procedimento de classificação elaborado por Carlos Alberto Dias Lopes, 2013).
Bibliografia
Título
Arquitectura Portuguesa do Século XX, in História da Arte Portuguesa (dir. Paulo Pereira), vol. 3
Local
Lisboa
Data
1995
Autor(es)
TOSTÕES, Ana Cristina
Título
A Arte em Portugal no Século XX
Local
Venda Nova
Data
1985
Autor(es)
FRANÇA, José-Augusto
Título
Inventário Artístico de Portugal, vol. V (Distrito de Leiria)
Local
Lisboa
Data
1955
Autor(es)
SEQUEIRA, Gustavo de Matos
Título
Português Suave - Arquitecturas do Estado Novo
Local
Lisboa
Data
2003
Autor(es)
FERNANDES, José Manuel
Título
'A Palavra tornada Pedra', Arquitectura Moderna Portuguesa 1920-1970
Local
Lisboa
Data
2004
Autor(es)
COSTA, Sandra Vaz
Título
'O Modernismo (século XX)', História da Arte em Portugal, vol. 6
Local
Lisboa
Data
2004
Autor(es)
FRANÇA, José-Augusto
Título
'Alvaiázere', Enciclopédia Luso-Brasileira da Cultura, vol.1
Local
Lisboa
Data
1975
Autor(es)
-
Título
'Maçãs de D. Maria', Enciclopédia Luso-Brasileira da Cultura, vol. 12
Local
Lisboa
Data
1975
Autor(es)
-
Título
'Alvaiázere', Grande Enciclopédia Portuguesa e Brasileira, vol. II
Local
Lisboa-Rio de Janeiro
Data
-
Autor(es)
-
Título
'Maçãs de D. Maria', Grande Enciclopédia Portuguesa e Brasileira, vol. XV
Local
Lisboa - Rio de Janeiro
Data
-
Autor(es)
-
Título
IAPXX - Inquérito à Arquitectura Portuguesa so século XX em Portugal
Local
Lisboa
Data
2006
Autor(es)
-
Título
'Alvaiazere ou Alvaiazer ou Alvayzer', Portugal Antigo e Moderno..., vol. I
Local
Lisboa
Data
1873
Autor(es)
-
Título
'Maçãs de D. Maria', Portugal Antigo e Moderno..., vol. V
Local
Lisboa
Data
1875
Autor(es)
-
Título
Santa Casa da Misericórdia de Alvaiázere: contributos para a sua História: 1663-1997
Local
Cabaços
Data
1997
Autor(es)
SILVA, Francisco Caetano da; VENTURA, Maria Helena Santos
Título
'Alvaiázere', Tesouros Artísticos de Portugal
Local
Lisboa
Data
1988
Autor(es)
-
Título
'Arquitectura Moderna Portuguesa: os três modos', Arquitectura Moderna Portuguesa 1920-1970
Local
Lisboa
Data
2004
Autor(es)
TOSTÕES, Ana
Título
'51 Obras Modernas', Arquitectura Moderna Portuguesa 1920-1970
Local
Lisboa
Data
2004
Autor(es)
TOSTÕES, Ana e outros