Saltar para o conteúdo principal da página

Capela de Nossa Senhora da Conceição - detalhe

Designação

Designação

Capela de Nossa Senhora da Conceição

Outras Designações / Pesquisas

Capela do Espírito Santo / Capela de Nossa Senhora da Conceição (Ver Ficha em www.monumentos.gov.pt)

Categoria / Tipologia

Arquitectura Religiosa / Capela

Inventário Temático

-

Localização

Divisão Administrativa

Castelo Branco / Sertã / Sertã

Endereço / Local

- -
Sertã

Proteção

Situação Actual

Procedimento caducado - sem protecção legal

Categoria de Protecção

Não aplicável

Cronologia

Procedimento caducado nos termos do artigo 78.º do Decreto-Lei n.º 309/2009, DR, 1.ª série, N.º 206 de 23-10-2009 (ver Diploma)
Despacho de abertura de 8-09-1998 do vice-presidente do IPPAR
Proposta de abertura de 20-07-1998 da DRC do Centro
Proposta de classificação de 4-06-1998 da CM da Sertã

ZEP

-

Zona "non aedificandi"

-

Abrangido em ZEP ou ZP

Abrangido por outra classificação

Património Mundial

-

Descrição Geral

Nota Histórico-Artistica

Implantada na rua do Castelo, a capela, originariamente dedicada ao Espírito Santo, deve a sua fundação ao padre Francisco Álvares, falecido em 1557, que deixou os seus bens e a vontade expressa em testamento. A capela pertenceu depois à Casa da Borralha e, mais tarde, a Romão Luís Mascarenhas Pimenta, um juiz que adquiriu o imóvel, reedificando-o e imprimindo-lhe a feição que hoje se conhece, com motivos revivalistas próprios do final do século XIX. A alteração da sua invocação parece ser, no entanto, anterior, remontando ao século XVIII e à época que uma imagem de Nossa Senhora da Conceição, oriunda de uma capela com a mesma dedicação, se fixou no altar-mor desta capela (cf. Processo de Classificação, IPPAR/DRCB). A fachada principal, caracterizada por uma grande depuração, exibe uma inscrição relativa à instituição da capela onde se podem ler as informações acima referidas:
ESTE TEMPLO . DO ESPIRITO SANTO / EDIFICOV . FRº FERRAZ . ASVACVSTA . PORLHº / ASIENCOMENDAR . HO. PADRE FRCO ALVARES / ENSEVTESTAMENTO INSTITUIDOR DE / STA . CAPELA. E MORGADO . E DEIXOV / CEM MIL RES. PERA HO GAS. TO DELA / EFALECEO . A 13 DE NOVRO DE 1557 (cf. Processo de Classificação, IPPAR/DRCB)
De planta rectangular, com nave única e capela-mor mais estreita, apresenta ainda coro alto, e púlpito. Merece especial destaque a abóbada de ogivas da cabeceira, obra certamente oitocentista, tal como o altar-mor, em marmoreados de tons bege e verde.
(RC)

Imagens