Saltar para o conteúdo principal da página

Casa da Família Nunes da Silva e Capela anexa - detalhe

Designação

Designação

Casa da Família Nunes da Silva e Capela anexa

Outras Designações / Pesquisas

Casa da Família Nunes da Silva e Capela anexa (Ver Ficha em www.monumentos.gov.pt)

Categoria / Tipologia

Arquitectura Mista / Conjunto

Inventário Temático

-

Localização

Divisão Administrativa

Aveiro / Ovar / Ovar, São João, Arada e São Vicente de Pereira Jusã

Endereço / Local

Rua Alexandre Sá Pinto
Ovar

Número de Polícia: n.º 40/43

Proteção

Situação Actual

Classificado

Categoria de Protecção

Classificado como IM - Interesse Municipal

Cronologia

Edital n.º 9/2005 da CM de Ovar, publicado em 3-02-2005

ZEP

-

Zona "non aedificandi"

-

Abrangido em ZEP ou ZP

Abrangido por outra classificação

Património Mundial

-

Descrição Geral

Nota Histórico-Artistica

Imóvel
Implantada no centro histórico da cidade de Ovar, a Casa da Família Nunes da Silva pertenceu originalmente ao conselheiro Luiz Ferreira Brandão, que a mandou construir no último quartel do século XIX.
De dois pisos com mansarda, o edifício apresenta fachada principal revestida por azulejaria polícroma que define um reticulado preenchido ao centro por elementos vegetalistas. As pilastras laterais são em aparelho rusticado e os vãos, envoltos por moldura de cantaria, definem três eixos verticais, com destaque para o central. Este é marcado pelo portal de volta perfeita que se liga à janela de sacada do andar nobre, com moldura de aparelho rusticado, terminando com motivos de inspiração neoclássica. As janelas laterais, no piso térreo, são de verga curva, prolongando-se através de moldura de cantaria até às janelas de sacada do piso superior, que terminam em frontão triangular. As pilastras são rematadas por pináculos e, ao centro, num plano mais afastado, ergue-se uma mansarda de dimensões reduzidas.
Para além da azulejaria de revestimento exterior, muito comum nesta zona do país, ganham especial interesse tanto o trabalho de cantaria como as gradarias em ferro forjado, que se conjugam numa linguagem eclética muito característica da arquitetura de final do século XIX.
À esquerda, num plano mais recuado, e antecedido por um pátio murado, ergue-se um edifício anexo, com fachada revestida por azulejos em tons de verde, que enquadram as cantarias dos vãos, todos eles de verga curva, e com gradaria no piso superior. Termina em empena cega e pináculos, revestidos por azulejos azuis e brancos.
No interior destacam-se, para além das pinturas decorativas, os trabalhos de estuque que decoram os tetos de algumas salas, e que denunciam a influência de motivos neo-góticos e neo-árabes.
A capela privativa ergue-se à direita do edifício habitacional, numa linguagem revivalista que recupera motivos do manuelino. O amplo portal é enquadrado pelas colunas adossadas com fuste canelado no primeiro registo, e poligonal no segundo, onde se abre o janelão de arco geminado, ladeado por nichos com baldaquino e encimado por óculo quadrilobado, rematado, nesta zona central, por empena triangular. No interior, para além dos estuques, há a assinalar o retábulo de talha dourada, com elementos rococó mas cuja estrutura recorda os exemplares protobarrocos.
História
Este edifício habitacional foi construído nas décadas finais de Oitocentos, seguramente antes de 1892, data em que foi erigida a capela privativa que lhe é contígua. A casa foi herdada pelo filho do primeiro proprietário, que alugou o imóvel a João Baptista Nunes da Silva; o arrendamento manteve-se até 1957, ano em que a família Nunes da Silva, cujo apelido ficou ligado ao imóvel, a adquiriu definitivamente, tal como a capela e os edifícios anexos. O conjunto manteve-se na sua posse até 1995, quando foi comprado por uma empresa imobiliária.
Catarina Oliveira
DGPC, 2016

Imagens

Bibliografia

Título

Inventário Artístico de Portugal - Distrito de Aveiro

Local

Lisboa

Data

1959

Autor(es)

GONCALVES, António Nogueira

Título

Monografia de Ovar

Local

Viseu

Data

1977

Autor(es)

LAMY, Alberto Sousa

Título

Casa da família Nunes da Silva e capela anexa, Processo de Classificação IPPAR/DRC

Local

Coimbra

Data

2000

Autor(es)

POLICARPO, Isabel