Saltar para o conteúdo principal da página

Casa do Godinho - detalhe

Designação

Designação

Casa do Godinho

Outras Designações / Pesquisas

Categoria / Tipologia

Arquitectura Civil / Casa

Inventário Temático

-

Localização

Divisão Administrativa

Viseu / Nelas / Canas de Senhorim

Endereço / Local

Rua do Keil Amaral
Canas de Senhorim

Número de Polícia: 106

Proteção

Situação Actual

Classificado

Categoria de Protecção

Classificado como IM - Interesse Municipal

Cronologia

Edital de 31-05-2004 da CM de Nelas, publicado em 15-06-2004

ZEP

-

Zona "non aedificandi"

-

Abrangido em ZEP ou ZP

Abrangido por outra classificação

Património Mundial

-

Descrição Geral

Nota Histórico-Artistica

Edificada, muito possivelmente, no decorrer do século XVII, a Casa do Godinho, apelido de um dos seus proprietários, passou, mais tarde, para a posse da família Coelho do Amaral, natural de Santar mas com interesses e terrenos em Canas de Senhorim. Em 1937, o imóvel foi herdado pelo arquitecto Francisco Keil do Amaral, que introduziu algumas alterações, nomeadamente a construção da varanda posterior, virada a Sul/Nascente.
De planta longitudinal, a casa, de fachadas em cataria aparente, destaca-se pela sua horizontalidade, que se adapta ao declive do terreno, com dois andares na fachada principal, com lojas no piso térreo, e apenas um andar, correspondente à habitação, no alçado posterior.
A fachada é marcada pelos vãos em arco de volta perfeita (uma porta flanqueada por duas janelas), não coincidentes com as janelas de sacada do andar nobre, de verga recta. O pátio apresenta alpendre suportado por colunas de ordem colossal. A fachada posterior, de piso único antecedido por varanda com pilares e escadaria dupla, ao centro, é aberta por vãos de verga recta. No interior, conservam-se alguns dos tectos em caixotões, pintados.
(RC)