Saltar para o conteúdo principal da página

Capela de Nossa Senhora da Tocha - detalhe

Designação

Designação

Capela de Nossa Senhora da Tocha

Outras Designações / Pesquisas

Capela de Nossa Senhora da Tocha (Ver Ficha em www.monumentos.gov.pt)

Categoria / Tipologia

Arquitectura Religiosa / Capela

Inventário Temático

-

Localização

Divisão Administrativa

Coimbra / Montemor-o-Velho / Santo Varão

Endereço / Local

Rua Dr. João Carlos Noronha
Santo Varão

Proteção

Situação Actual

Classificado

Categoria de Protecção

Classificado como IM - Interesse Municipal

Cronologia

Edital n.º 102/2005 de 1-03-2005 da CM de Montemor-o-Velho, publicado em 5-03-2005

ZEP

-

Zona "non aedificandi"

-

Abrangido em ZEP ou ZP

Abrangido por outra classificação

Património Mundial

-

Descrição Geral

Nota Histórico-Artistica

Imóvel
Implantada perto das margens do Rio Mondego, na localidade de Santo Varão, a Capela de Nossa Senhora da Tocha é um pequeno templo seiscentista de modelo maneirista, com espaço interior unificado. Pertencia originalmente ao solar dos Floreados, que lhe ficava adjacente.
De planta retangular, a capela apresenta uma fachada de linhas depuradas, onde se destaca ao centro o portal de moldura retangular com friso e frontão de volutas, sob o qual foi gravada, na pedra, uma inscrição evocativa da fundação: "ESTA SANTA CASA DE NOSA SENHORA DA TOCHA MANDOV FAZER FR.Cº IORs E FLOREADO E SVA MOLHER BRITES AIRES ERA TODA SVA CVSTA SEM EISTAREM NO DADO CONSELHO 1661". À esquerda ergue-se uma pequena sineira em arco de volta perfeita vazado.
O interior, de nave única, é iluminado por uma pequena janela, rasgada na fachada lateral esquerda. Do lado da Epístola foram sepultados os fundadores, bem como alguns dos seus descendentes. Do lado do Evangelho, junto ao altar-mor, foi aberta a porta de comunicação com o referido solar.
Neste espaço destaca-se o altar-mor, com mesa de talha seiscentista, e o retábulo maneirista em pedra de Ançã, decorado com baixos-relevos de motivos geométricos, vegetalistas e figurativos, apresentando ao centro um nicho com a imagem de Nossa Senhora da Tocha, ladeado por duas colunas coríntias. Lateralmente foram abertos dois nichos mais pequenos que albergam as esculturas de São Francisco e de São Loureço.
História
A Capela de Nossa Senhora da Tocha foi fundada em 1661 por Francisco José Floreado e sua mulher, Brites Aires Ferreira, como templo particular do solar da família, conhecido como Casa dos Floreados. Este solar, que se erguia no espaço adjacente, está hoje em ruínas.
Para além dos pequenos apontamentos decorativos exteriores, destaca-se no conjunto o retábulo-mor, uma peça tardo-maneirista de grande qualidade, cujo modelo, embora tardio, é inegavelmente inspirado nos protótipos maneiristas das oficinas de Coimbra, denunciando o gosto esclarecido e erudito dos seus encomendantes.
A Capela de Nossa Senhora da Tocha foi classificada como de interesse municipal em 2005.
Catarina Oliveira
DGPC, 2018

Imagens

Bibliografia

Título

Concelho de Montemor-o-Velho - A terra e a gente

Local

Montemor-o-Velho

Data

1995

Autor(es)

GÓIS, António Correia de

Título

Terras de Montemor-o-Velho

Local

Coimbra

Data

1944

Autor(es)

CONCEIÇÃO, Augusto dos Santos