
Capela de Nossa Senhora da Tocha - detalhe
Designação
Designação
Capela de Nossa Senhora da Tocha
Outras Designações / Pesquisas
Capela de Nossa Senhora da Tocha (Ver Ficha em www.monumentos.gov.pt)
Categoria / Tipologia
Arquitectura Religiosa / Capela
Inventário Temático
-
Localização
Divisão Administrativa
Coimbra / Montemor-o-Velho / Santo Varão
Endereço / Local
Rua Dr. João Carlos Noronha
Santo Varão
Proteção
Situação Actual
Classificado
Categoria de Protecção
Classificado como IM - Interesse Municipal
Cronologia
Edital n.º 102/2005 de 1-03-2005 da CM de Montemor-o-Velho, publicado em 5-03-2005
ZEP
-
Zona "non aedificandi"
-
Abrangido em ZEP ou ZP
-
Abrangido por outra classificação
-
Património Mundial
-
Descrição Geral
Nota Histórico-Artistica
Imóvel
Implantada perto das margens do Rio Mondego, na localidade de Santo Varão, a Capela de Nossa Senhora da Tocha é um pequeno templo seiscentista de modelo maneirista, com espaço interior unificado. Pertencia originalmente ao solar dos Floreados, que lhe ficava adjacente.
De planta retangular, a capela apresenta uma fachada de linhas depuradas, onde se destaca ao centro o portal de moldura retangular com friso e frontão de volutas, sob o qual foi gravada, na pedra, uma inscrição evocativa da fundação: "ESTA SANTA CASA DE NOSA SENHORA DA TOCHA MANDOV FAZER FR.Cº IORs E FLOREADO E SVA MOLHER BRITES AIRES ERA TODA SVA CVSTA SEM EISTAREM NO DADO CONSELHO 1661". À esquerda ergue-se uma pequena sineira em arco de volta perfeita vazado.
O interior, de nave única, é iluminado por uma pequena janela, rasgada na fachada lateral esquerda. Do lado da Epístola foram sepultados os fundadores, bem como alguns dos seus descendentes. Do lado do Evangelho, junto ao altar-mor, foi aberta a porta de comunicação com o referido solar.
Neste espaço destaca-se o altar-mor, com mesa de talha seiscentista, e o retábulo maneirista em pedra de Ançã, decorado com baixos-relevos de motivos geométricos, vegetalistas e figurativos, apresentando ao centro um nicho com a imagem de Nossa Senhora da Tocha, ladeado por duas colunas coríntias. Lateralmente foram abertos dois nichos mais pequenos que albergam as esculturas de São Francisco e de São Loureço.
História
A Capela de Nossa Senhora da Tocha foi fundada em 1661 por Francisco José Floreado e sua mulher, Brites Aires Ferreira, como templo particular do solar da família, conhecido como Casa dos Floreados. Este solar, que se erguia no espaço adjacente, está hoje em ruínas.
Para além dos pequenos apontamentos decorativos exteriores, destaca-se no conjunto o retábulo-mor, uma peça tardo-maneirista de grande qualidade, cujo modelo, embora tardio, é inegavelmente inspirado nos protótipos maneiristas das oficinas de Coimbra, denunciando o gosto esclarecido e erudito dos seus encomendantes.
A Capela de Nossa Senhora da Tocha foi classificada como de interesse municipal em 2005.
Catarina Oliveira
DGPC, 2018
Bibliografia
Título
Concelho de Montemor-o-Velho - A terra e a gente
Local
Montemor-o-Velho
Data
1995
Autor(es)
GÓIS, António Correia de
Título
Terras de Montemor-o-Velho
Local
Coimbra
Data
1944
Autor(es)
CONCEIÇÃO, Augusto dos Santos