Saltar para o conteúdo principal da página

Casa do Comendador Montenegro - detalhe

Designação

Designação

Casa do Comendador Montenegro

Outras Designações / Pesquisas

Casa de São Pedro / Casa Comendador Montenegro / Casa de São Pedro (Ver Ficha em www.monumentos.gov.pt)

Categoria / Tipologia

Arquitectura Civil / Casa

Inventário Temático

-

Localização

Divisão Administrativa

Coimbra / Lousã / Lousã e Vilarinho

Endereço / Local

Rua da Paz
Lousã

Proteção

Situação Actual

Classificado

Categoria de Protecção

Classificado como IM - Interesse Municipal

Cronologia

Edital n.º 04/2005 de 28-04-2005 da CM da Lousã, publicado em 19-05-2005
Despacho de encerramento de 20-05-2008 do director do IGESPAR, I.P.
Parecer de 22-02-2001 do Conselho Consultivo do IPPAR a propor a classificação como VC

ZEP

-

Zona "non aedificandi"

-

Abrangido em ZEP ou ZP

Abrangido por outra classificação

Património Mundial

-

Descrição Geral

Nota Histórico-Artistica

Imóvel
Situada na zona central da vila da Lousã, a Casa do Comendador Montenegro é uma imponente habitação de planta retangular edificada na década de 60 do século XIX.
O edifício, um típico solar oitocentista, divide-se em dois pisos com mansarda, apresentando uma extensa fachada compartilhada em três panos e marcada pela abertura de janelas, disposta simetricamente. Os panos laterais, rigorosamente iguais, são rasgados por quatro vãos em cada piso: três janelos e uma porta de verga reta no piso térreo, e duas janelas de guilhotina enquadrando duas janelas centrais de sacada, com varanda de ferro forjado, no andar superior.
O pano central, rematado pela mansarda, é mais elevado, abrindo-se ao centro a porta principal, que se eleva à altura do piso nobre, sobrepujada pela janela da mansarda, com uma elegante varanda de pedra com guarda em ferro.
As janelas de parapeito do primeiro andar, tal como a janela da mansarda, são rematadas em frontão curvo, enquanto as de sacada apresentam frontão triangular. O portal exibe um frontão híbrido, muito alteado, resultante da composição entre os elementos curvos e o remate triangular.
História
A Casa do Comendador Montenegro, também conhecida como Casa de São Pedro, foi construída entre 1860 e 1870, nas terras da antiga Quinta da Tapada. A obra foi patrocinada por João Elizario de Carvalho Montenegro, comendador que fundou no Brasil a colónia da Nova Louzã, e é considerado o iniciador da emigração lousanense para terras brasileiras.
Em 1824, João Montenegro adquiriu a então Quinta da Tapada, localizada à época nos arrabaldes da Lousã. Residente no Brasil a partir de 1841, o proprietário deslocou-se a Portugal em 1859, decidindo então edificar na propriedade uma grande casa para habitar quando se deslocasse à sua vila natal, uma vez que as casas que integravam a herdade "não ofereciam comodidade" (Aranha: 1871, p. 148). A construção ficou a cargo do seu irmão, o Padre José de Carvalho Montenegro, sabendo-se que em 1865, quando Montenegro regressou a Portugal, a obra não estava ainda terminada.
No início do século XX os herdeiros de João Montenegro venderam a casa aos irmãos Anastácio, José e Pedro, ficando a propriedade, depois, em nome deste último. No entanto, o nome da habitação ficou sempre ligado ao comendador brasileiro, que se mantém na memória da população local.
Com o crescimento urbano da povoação, a Casa do Comendador Montenegro ficou integrada no centro da vila. Está classificada como de interesse municipal desde 2005.
Catarina Oliveira
DGPC, 2016
(com a colaboração da CM Lousã)

Imagens

Bibliografia

Título

Casas Nobres do século XVIII

Local

Lousã

Data

1959

Autor(es)

GONCALVES, António Nogueira

Título

Uma Viagem à Serra da Lousa

Local

Lousã

Data

1938

Autor(es)

SAMPAIO, A. P. Forjaz de

Título

Vila da Louza

Local

Lousã

Data

1938

Autor(es)

MEXIA, Fernando de Magalhães

Título

Memórias Histórico-Estatísticas de algumas Villas e Povoações de Portugal

Local

Lisboa

Data

1871

Autor(es)

ARANHA, P. W. de Brito