Saltar para o conteúdo principal da página
Património Cultural

Casa Museu João de Deus - detalhe

Designação

Designação

Casa Museu João de Deus

Outras Designações / Pesquisas

Casa-Museu João de Deus (Ver Ficha em www.monumentos.gov.pt)

Categoria / Tipologia

-

Inventário Temático

-

Localização

Divisão Administrativa

Faro / Silves / São Bartolomeu de Messines

Endereço / Local

Rua Dr. Francisco Neto Cabrita
São Bartolomeu de Messines

Proteção

Situação Actual

Classificado

Categoria de Protecção

Classificado como IM - Interesse Municipal

Cronologia

Edital n.º 27/2010 de 9-03-2010 da CM de Silves
Deliberação camarária de 3-03-2010 a determinar a classificação como IIM
Despacho de encerramento de 7-12-2009 do diretor do IGESPAR, I.P.
Proposta de encerramento de 24-11-2009 da DRC do Algarve, por não ter valor nacional
Proposta de 9-10-2009 da CM de Silves para a classificação como IIP
Deliberação camarária de 20-05-2009 a determinar a abertura para IIM

ZEP

-

Zona "non aedificandi"

-

Abrangido em ZEP ou ZP

Abrangido por outra classificação

Património Mundial

-

Descrição Geral

Nota Histórico-Artistica

Imóvel
A casa Museu João de Deus situa-se na zona antiga de São Bartolomeu de Messines, junto da Igreja Matriz. Corresponde a um edifício de arquitetura civil construído, muito possivelmente, durante o século XVII. Dada a sua localização em terreno declivoso - sopé do cerro do Penedo Grande - apresenta pisos escalonados. A fachada principal é composta por três pisos, sendo que o rés-do-chão ostenta uma porta principal e uma janela. No primeiro piso abrem-se duas janelas e, no segundo, uma janela de sacada com gradeamento em ferro ladeada por duas de peito. Relativamente à fachada que confina com a Rua Visconde de Messines, esta apresenta dois pisos sendo que o rés-do-chão possuiu três janelas e uma porta cujo acesso é feito através de uma escadaria. Relativamente ao primeiro piso, que corresponde ao segundo da fachada principal, observa-se a existência de quatro janelas.
A Casa Museu abriu as suas portas a 25 de outubro de 1997, integrando diversas valências entre as quais as àreas que pretendem recriar a vivência da casa do homenageado, com alguns objetos pessoais, para além de uma biblioteca e de uma cafetaria. Possuiu ainda um anexo que corresponde a uma sala polivalente e ludoteca cujo acesso se efetua através de um arco de comunicação que foi construído sobre a via, via esta que tomou o nome desta singular construção: rua do Arco.

História

Quando o município resolveu criar este espaço cultural, na casa onde João de Deus passou a sua adolescência, pretendeu que ele permitisse dar a conhecer a vida e a obra deste personagem célebre, numa tripla perspetiva: Homem, Poeta e Pedagogo.
João de Deus nasce em São Bartolomeu de Messines, a 8 de março de 1830, tendo ingressado em Coimbra, no curso de Direito, preferindo no entanto a poesia e a escrita em jornais, do que profissão de advogado. Mais tarde será um grande defensor do ideário socialista e da alfabetização, criando o seu próprio método de ensino da leitura, publicando a famosa "Cartilha Maternal". É esta sua atividade como pedagogo que fará dele uma das personagens mais relevantes da sociedade portuguesa de finais do século XIX. No entanto, acabo por morrer desgostoso, em 1896, na sequência de um problema cardíaco, facto que muito terá ficado a dever-se à rejeição que o seu método começou a ter na altura.

Maria Ramalho/DGPC/2016 com o apoio de Jorge Estevão Correia/C. M. Silves

Imagens

Bibliografia

Título

Monografia de São Bartolomeu de Messines (1909), 2ªed.

Local

Faro

Data

1987

Autor(es)

OLIVEIRA, Francisco Xavier d'Ataíde