
Igreja Matriz de Nossa Senhora da Assunção - detalhe
Designação
Designação
Igreja Matriz de Nossa Senhora da Assunção
Outras Designações / Pesquisas
Igreja Paroquial de Ferreira do Alentejo / Igreja Paroquial de Ferreira do Alentejo / Igreja de Nossa Senhora da Assunção (Ver Ficha em www.monumentos.gov.pt)
Categoria / Tipologia
-
Inventário Temático
-
Localização
Divisão Administrativa
Beja / Ferreira do Alentejo / Ferreira do Alentejo e Canhestros
Endereço / Local
Praça Comendador Infante Passanha
Ferreira do Alentejo
Proteção
Situação Actual
Procedimento encerrado / arquivado - sem protecção legal
Categoria de Protecção
Não aplicável
Cronologia
Despacho de encerramento de 21-05-2009 do Director do IGESPAR, I.P.
Proposta de encerramento de 12-05-2009 da DRCAlentejo, por não ter valor nacional
Proposta de classificação camarária
ZEP
-
Zona "non aedificandi"
-
Abrangido em ZEP ou ZP
-
Abrangido por outra classificação
-
Património Mundial
-
Descrição Geral
Nota Histórico-Artistica
O primitivo edifício da matriz de Ferreira do Alentejo seria pertença da antiga comenda de Santiago de Espada, e já existiria no ano de 1320. O templo, nomeadamente a capela-mor e parte do transepto, encontrava-se sem cobertura em 1571, data na qual terá sido remodelado. Teve também uma grande intervenção no início do século XVIII, de onde resultou a construção dos portais principal e lateral, e da torre sineira da fachada. Sofreu ainda muitos danos durante o ciclone de 1941, que obrigaram a novas obras, e resultaram no desaparecimento do adro da frontaria, com guarda de ferro, da torre do Relógio da vila, e do baptistério quinhentista.
Na igreja actual destaca-se em primeiro lugar o belo portal barroco, com vão em arco rebaixado sobre pilastras, encimado por duas volutas em enrolamento que emolduram uma elegante pedra de armas da Ordem de Santiago, em moldura oval. No interior conservam-se várias pinturas, e imaginária, incluindo duas tábuas representando São Francisco recebendo os estigmas e São Luís, bispo de Tolosa, provenientes da Igreja Paroquial de Vilas Boas, e uma imagem de Nossa Senhora da Conceição proveniente da igreja da mesma invocação, que se diz ter acompanhado Vasco da Gama na descoberta do caminho marítimo para a Índia.
Sílvia Leite / 19-6-09 / DIDA - IGESPAR, I.P.