Saltar para o conteúdo principal da página
Património Cultural

Escola Domingos José de Morais - detalhe

Designação

Designação

Escola Domingos José de Morais

Outras Designações / Pesquisas

Antiga Escola Primária Domingos José de Morais / Escola Primária Domingos José de Morais / Escola Domingos José de Morais (Ver Ficha em www.monumentos.gov.pt)

Categoria / Tipologia

-

Inventário Temático

-

Localização

Divisão Administrativa

Lisboa / Sintra / Sintra (Santa Maria e São Miguel, São Martinho e São Pedro de Penaferrim)

Endereço / Local

Rua Guilherme de Almeida
Sintra

Proteção

Situação Actual

Classificado

Categoria de Protecção

Classificado como IM - Interesse Municipal

Cronologia

Edital n.º 92/2010 de 12-05-2010 da CM de Sintra, publicado no Jornal Actual Sintra de 10-06-2010
Despacho de 12-05-2010 do presidente da CM de Sintra a aprovar a classificação como de IM
Despacho de encerramento de 5-08-2009 do director do IGESPAR, I.P.
Informação favorável de 22-07-2009 da DRC de Lisboa e Vale do Tejo, por não ter valor nacional
Pedido de parecer de 12-05-2009 da CM Sintra sobre a eventual classificação como de IM

ZEP

-

Zona "non aedificandi"

-

Abrangido em ZEP ou ZP

Abrangido por outra classificação

Património Mundial

-

Descrição Geral

Nota Histórico-Artistica

Imóvel
A "Escola Domingos José de Morais" situa-se na zona da Estefânia, na Vila de Sintra, correspondendo a um edifício de dois pisos, com planta longitudinal. Apresenta uma fachada principal rematada por empena triangular encimada por pequena sineira com clara preocupação de simetria, típica das escolas destinadas aos dois sexos. Possuiu um pátio fechado por gradeamento que comunica com a rua Guilherme de Almeida, fazendo-se a entrada através de um pequeno átrio aberto por largo vão em arco redondo, rematado por aduelas em cantaria e por um friso com o nome da escola. O arco é encimado por uma moldura semicircular, ao modo de frontão, assente sobre pequenas mísulas. O portal é duplo, com vãos em arco redondo. Enquadrando o pórtico rasgam-se duas janelas de peito, em arco abatido.
O interior reflete esta simetria, existindo duas salas de aula de cada lado, deitando estas para dois corredores paralelos separados por uma parede central. O acesso ao piso superior, residência dos professores, fazia-se por uma escada em caracol iluminada por uma elegante janela com vidros coloridos. O edifício terá sido projetado pelo arquiteto Francisco Carlos Parente autor não só de outros edifícios escolares, como de diversas obras encomendadas pela família Morais, da qual seria amigo particular. Entre estas incluem-se o palacete da Quinta dos Lagos, também em Sintra, encomenda de Fernando Formigal de Morais, filho de Domingos José.
História
A antiga escola Domingos José de Morais em Sintra, foi mandada construir pelo empresário republicano que lhe deu o nome, destinando-se a funcionar pelo método João de Deus. Domingos José de Morais (ou Moraes), filho de modestos lavradores de Viana do Castelo, nasceu em Areosa, no dia 2 de Novembro de 1846, e faleceu em Lisboa, a 28 de Novembro de 1903. Tendo começado a trabalhar aos catorze anos, estabeleceu-se por conta própria apenas quatro anos mais tarde, conseguindo grande fortuna sobretudo no setor da indústria, sendo o responsável pela fundação da fábrica de moagem de Sacavém no ano de 1883. Grande filantropo, imbuído do espírito republicano, patrocinou diversas obras de cariz social pelo país como lactários e sanatórios para crianças, para além de diversas escolas. Conhecendo Sintra e sabendo do analfabetismo aí existente por falta de condições de ensino, promove a construção desta escola a expensas suas. O seu filho, Fernando Formigal de Morais, foi o primeiro Presidente da Câmara de Sintra após a implantação da República, tendo sido ele quem inaugurou o estabelecimento em 1910 e que, mais tarde, o ofereceu à Câmara Municipal de Sintra ainda a sua atual proprietária. Atualmente o edifício deixou de ser utilizado como escola funcionando, em seu lugar, um serviço municipal.
Sílvia Leite/DIDA - IGESPAR, I.P./2009. Atualização de Maria Ramalho/DGPC/2015

Imagens

Bibliografia

Título

Sintra: Escolas e Memórias, Vol. 1

Local

Sintra

Data

2002

Autor(es)

SILVA, Carlos Manique da

Título

Dicionário dos Arquitectos Activos em Portugal, do século l à actualidade

Local

Porto

Data

1994

Autor(es)

PEDREIRINHO, José Manuel