
Novo Ciclo - Centro de Recursos Culturais e de Desenvolvimento do Concelho de Tondela - detalhe
Designação
Designação
Novo Ciclo - Centro de Recursos Culturais e de Desenvolvimento do Concelho de Tondela
Outras Designações / Pesquisas
Colégio de Santa Maria / Novo Ciclo - Centro de Recursos Culturais e de Desenvolvimento do Concelho de Tondela(Ver Ficha em www.monumentos.gov.pt)
Categoria / Tipologia
-
Inventário Temático
-
Localização
Divisão Administrativa
Viseu / Tondela / Tondela e Nandufe
Endereço / Local
Rua Dr. Ricardo Mota
Tondela
Proteção
Situação Actual
Classificado
Categoria de Protecção
Classificado como IM - Interesse Municipal
Cronologia
Edital de 5-05-2006 da CM de Tondela
Despacho de encerramento de 26-05-2008 do director do IGESPAR, I.P., por não ter valor nacional
ZEP
-
Zona "non aedificandi"
-
Abrangido em ZEP ou ZP
-
Abrangido por outra classificação
-
Património Mundial
-
Descrição Geral
Nota Histórico-Artistica
Situado no centro da cidade de Tondela, este edifício foi mandado construir na década de 40 do século XX, para que aí fosse instalado o Colégio de Santa Maria, estabelecimento de ensino exclusivamente feminino.
A funcionar desde 1950, o colégio é uma edificação que se implanta horizontalmente, dividido por dois pisos, cuja fachada é marcada pelo ritmo de disposição de inúmeras janelas em ambos os registos. No pano central foi rasgada a porta principal, de arco redondo, encimada por uma varanda. O conjunto remata-se com um pequeno frontão triangular, com painel de azulejos onde foi pintada a imagem da Virgem. Anos depois, no espaço do colégio feminino passou a funcionar a Escola Preparatória de Tondela.
Em 1991 a ACERT - Associação Cultural e Recreativa de Tondela propôs à Câmara Municipal de Tondela, proprietária do espaço do antigo colégio, que a sua estrutura fosse remodelada e recuperada para que aí fosse instalado um espaço cultural destinado a toda a região, designado Novo Ciclo.
Iniciou-se então o projecto de recuperação, numa parceria entre a associação e a autarquia. No ano de 1999, concluída a primeira fase das obras, a nova ala era ocupada pela ACERT e pela companhia de teatro Trigo Limpo.
No primeiro trimestre de 2008 foi terminada a segunda fase das obras de recuperação e adaptação, e no mês de Abril do mesmo ano inaugurou-se a Ala A do Novo Ciclo, um espaço de gestão municipal que funciona como Centro de Recursos Culturais e Desenvolvimento Regional tondelense.
Catarina Oliveira
DIDA/IGESPAR, I.P./ Junho de 2008