Saltar para o conteúdo principal da página

CTT de Pedras Salgadas - detalhe

Designação

Designação

CTT de Pedras Salgadas

Outras Designações / Pesquisas

Edifício dos Correios de Pedras Salgadas / Edifício dos Correios, Telégrafos e Telefones, CTT, de Pedras Salgadas (Ver Ficha em www.monumentos.gov.pt)

Categoria / Tipologia

-

Inventário Temático

-

Localização

Divisão Administrativa

Vila Real / Vila Pouca de Aguiar / Bornes de Aguiar

Endereço / Local

Avenida Lopes de Oliveira
Bornes de Aguiar

Proteção

Situação Actual

Classificado

Categoria de Protecção

Classificado como IM - Interesse Municipal

Cronologia

Edital de 23-02-2010 da CM Vila Pouca de Aguiar
Despacho de encerramento de 16-06-2009 do director do IGESPAR, I.P.
Proposta de encerramento de 8-06-2009 da DRC do Norte, por não ter valor nacional
Esteve em vias de classificação nos termos do Decreto-Lei n.º 173/2006, DR, I Série, n.º 16, de 24-08-2006 (ver Diploma)

ZEP

-

Zona "non aedificandi"

-

Abrangido em ZEP ou ZP

Abrangido por outra classificação

Património Mundial

-

Descrição Geral

Nota Histórico-Artistica

Imóvel
Localizado na povoação de Pedras Salgadas, junto à entrada para as conhecidas termas da localidade, o edifício dos CTT de Pedras Salgadas é uma construção de planta retangular de dimensões reduzidas, que se divide em dois registos. A estrutura pauta-se por uma linguagem regionalista que remete para a arquitetura solarenga setecentista, mantendo o desenho original.
Projetada para albergar, no piso superior, um espaço habitacional destinado ao chefe da estação de correios, a edificação assemelha-se a uma moradia. No piso térreo albergavam-se os serviços de telégrafo, os serviços postais e os serviços telefónicos; no andar superior estava a referida zona de habitação, com acesso independente.
História
O edifício dos CTT das Pedras Salgadas foi edificado no início dos anos 40 do século XX, depois de elaborado o projeto, e respetivo orçamento, em 1939.
Esta obra decorreu durante a campanha de renovação de equipamentos públicos nas áreas da saúde, educação e serviços empreendida ao longo das décadas de 30 e 40 do século XX pelo governo de Oliveira Salazar. Neste âmbito, foram construídas várias estações de correios, por todo o país, na sua maioria projetadas pelo arquiteto Adelino Nunes. Estas dependências eram construídas mediante quatro tipologias distintas, que se aplicavam consoante a dimensão dos aglomerados populacionais que serviam.
O edifício apresenta dimensões consideráveis, atendendo à dimensão urbana da povoação onde se insere; esta escolha deve-se certamente ao facto de esta estação de correios estar localizada às portas da reconhecida estância termal da localidade, uma das mais importantes do país à época da construção do posto.
O edifício dos CTT das Pedras Salgadas está classificado como de interesse municipal desde 2010.
Catarina Oliveira
DGPC, 2018

Imagens

Bibliografia

Título

Arquitectura Moderna Portuguesa 1920-1970. Um Património a Conhecer e Salvaguardar

Local

Lisboa

Data

2004

Autor(es)

AA.VV.

Título

Português Suave - Arquitecturas do Estado Novo

Local

Lisboa

Data

2003

Autor(es)

FERNANDES, José Manuel