Saltar para o conteúdo principal da página

Casa de Fresco da antiga Quinta do Cercado - detalhe

Designação

Designação

Casa de Fresco da antiga Quinta do Cercado

Outras Designações / Pesquisas

Casa de Fresco / Mirante da Quinta do Cercado(Ver Ficha em www.monumentos.gov.pt)

Categoria / Tipologia

-

Inventário Temático

-

Localização

Divisão Administrativa

Faro / Faro / Faro (Sé e São Pedro)

Endereço / Local

Rua Aboim Ascenção (prédio de gaveto, com a Rua Ascenção Guimarães)
Faro

Proteção

Situação Actual

Classificado

Categoria de Protecção

Classificado como IM - Interesse Municipal

Cronologia

Edital n.º 410/2006, DR, 2.ª série, n.º 226, de 23-11-2006 (ver Edital)
Deliberação de 16-10-2006 da CM de Faro

ZEP

-

Zona "non aedificandi"

-

Abrangido em ZEP ou ZP

Abrangido por outra classificação

Património Mundial

-

Descrição Geral

Nota Histórico-Artistica

Imóvel
A pequena Casa de Fresco que, na sua origem, deveria integrar um projeto mais amplo mas que nunca chegou a ser concretizado, surge inserida no muro de uma propriedade que faz gaveto entre as ruas Aboim Ascenção, para a qual se encontra virada, e a Rua Ascensão Guimarães. Em termos urbanísticos destaca-se a sua implantação no alinhamento do Largo de São Sebastião onde se ergue a Ermida com o mesmo nome, e a notória falta de enquadramento do prédio que recentemente foi construído do lado poente.
Edificada possivelmente nos finais do século XIX (LAMEIRA, 1995, p. 84), mas desconhecendo-se a autoria do projeto, esta pequena construção apresenta um modelo de gosto revivalista de inspiração mourisca, muito em voga na época, em que contrastam as cores dos panos murários em alvenaria pintada a rosa e os motivos decorativos dos arcos em pedra calcária e tijolo.
De planta pentagonal centralizada, com um só piso e telhado de quatro águas em telha marselha, a Casa de Fresco apresenta, no alçado que dá para o perímetro fechado da propriedade, um arco de volta perfeita precedido por patamar e escada que permitem o acesso ao seu interior. Os restantes alçados possuem todos janelas, nomeadamente o que se encontra virado à rua principal (Aboim Ascenção) onde surge um elegante arco geminado com coluna central em cantaria. Refira-se, ainda, que do lado nascente o vão da janela foi entaipado.
História
Foi em 1931 que o Engenheiro Químico Manuel Aboim Ascensão de Sande Lemos, conhecido benemérito da cidade de Faro, encomenda um projeto de moradia para a antiga Quinta do Cercado prevendo-se que antiga Casa de Fresco fosse nele integrada servindo como sala de jantar, algo que nunca veio a acontecer (idem, ibidem).

Catarina Oliveira/DIDA/ IGESPAR/ 2007, atualizado por Maria Ramalho/DGPC/2016.

Imagens

Bibliografia

Título

Faro. Edificações Notáveis

Local

Faro

Data

1995

Autor(es)

LAMEIRA, Francisco