
Paço Episcopal de Pinhel - detalhe
Designação
Designação
Paço Episcopal de Pinhel
Outras Designações / Pesquisas
Paço Episcopal de Pinhel(Ver Ficha em www.monumentos.gov.pt)
Categoria / Tipologia
-
Inventário Temático
-
Localização
Divisão Administrativa
Guarda / Pinhel / Pinhel
Endereço / Local
Parada Coronel Lima da Veiga
Pinhel
Proteção
Situação Actual
Em Vias de Classificação
Categoria de Protecção
Em Vias de Classificação (com Despacho de Abertura)
Cronologia
Anúncio n.º 299/2014, DR, 2.ª série, n.º 249, de 26-12-2014 (ver Anúncio)
Despacho de 20-10-2014 do Secretário de Estado da Cultura a determinar a abertura de novo procedimento da classificação
Parecer favorável de 2-10-2014 da DGPC
Proposta de 3-09-2014 da DRC do Centro para abertura de novo procedimento de classificação
Procedimento caducado nos termos do artigo 78.º do Decreto-Lei n.º 309/2009, DR, 1.ª série, N.º 206 de 23-10-2009 (ver Diploma)
Despacho de abertura de 15-05-2002 do vice-presidente do IPPAR
Proposta de abertura de 16-05-2000 da DR de Coimbra
Proposta de classificação de 22-03-1973 da CM de Pinhel, na sequência de deliberação camarária de 26-01-1973
ZEP
-
Zona "non aedificandi"
-
Abrangido em ZEP ou ZP
-
Abrangido por outra classificação
-
Património Mundial
-
Descrição Geral
Nota Histórico-Artistica
A diocese de Pinhel foi criada em 1770, sendo extinta cerca de cem anos depois. Foi o terceiro bispo, D. José António Pinto de Mendonça, quem, em 1783, mandou edificar no centro da cidade o Paço Episcopal, cuja campanha de obras decorreu até ao ano de 1797. O projecto do bispo fundador integrava também a construção de um seminário e da sé catedral, nunca erigidos.
O edifício do paço desenvolve-se em planta quadrangular, em torno de um pátio interno. As fachadas são marcadas pela abertura de janelas, a espaços regulares, que se dividem pelos dois pisos.
Na fachada principal foi rasgado, ao centro, o portal principal, com moldura de rusticado , sobre a qual se abre uma varanda com guarda de ferro. O frontispício é rematado por frontão, onde foi inserido o brasão episcopal. Esta estrutura exterior apresenta muitas semelhanças com a Casa das Obras, em Seia.
Depois da extinção do bispado em 1882, o edifício do Paço Episcopal foi comprado pela Câmara Municipal de Pinhel, tendo sido utilizado até à actualidade para diversos fins.
No ano de 1888 foi aí instalado o Regimento de Infantaria 34, e em 1938 parte do espaço foi ocupado pela Biblioteca Pública. Na década de 40 do século XX, o paço passaria a albergar o quartel da GNR e o posto da PSP.
A partir de meados da centúria, parte do espaço é destinado a instalações escolares, função que mantém até hoje. Em 1954 foi aberto o Colégio da Beira, e em 1972 o liceu ocupou o espaço anteriormente cedido à GNR. No ano de 1990, o edifício foi doado pela câmara ao Instituto de Apoio Sócio-Educativo, servindo actualmente de residência de estudantes.
Catarina Oliveira
GIF/ IPPAR/ 2006
Imagens
Bibliografia
Título
Portugal antigo e moderno: diccionario geographico, estatistico, chorographico, heraldico, archeologico, historico, biographico e etymologico de todas as cidades, villas e freguezias de Portugal e de grande numero de aldeias...
Local
Lisboa
Data
1990
Autor(es)
PINHO LEAL, Augusto Soares d'Azevedo Barbosa de, FERREIRA, Pedro Augusto
Título
Pinhel Falcão
Local
Celorico da Beira
Data
1943
Autor(es)
MARTA, Ilídio
Título
Três Dioceses Pombalinas. Castelo Branco. Penafiel. Pinhel, Lusitânia Sacra, Tomo III, pp. 165-233
Local
-
Data
1958
Autor(es)
BRÁSIO, António
Título
Breve Notícia sobre a extinta diocese de Pinhel, Boletim da Liga dos Amigos de Pinhel, nº 2, Agosto 1970
Local
Pinhel
Data
1970
Autor(es)
-