Saltar para o conteúdo principal da página

Paleobotânica

A Paleobotânica é o estudo dos restos vegetais (macro e micro fósseis) depositados e preservados em diversos tipos de depósitos. Esta disciplina centra-se sobretudo no estudo de restos encontrados em sítios arqueológicos e na sua envolvente. A Paleobotânica integra diferentes áreas científicas: Carpologia (estudo das sementes), Antracologia (estudo dos carvões), análise de madeiras e Palinologia (estudo dos grãos de pólen).

A identificação de micro e macro fósseis de plantas permite interpretar não só os antigos ambientes, como as mudanças causadas por alterações climáticas, variações do nível do mar e da linha de costa e pelo impacto causado pelo Homem.

O estudo de depósitos arqueológicos poderá ajudar na resolução de questões importantes relativas ao impacto antropogénico na vegetação como a agricultura (início, tipo, plantas cultivadas, etc.), a introdução de novas espécies, a recolha e utilização de plantas silvestres, as pastagens, a desflorestação e a reflorestação, entre outros. Em conjugação com outras áreas disciplinares como a Geoarqueologia, a ArqueozoologiaTecnologia Lítica e a Bioarqueologia humana é possível reconstruir a paisagem na sua dimensão antropológica e natural.

 

 

Coleção de Referência

A base da pesquisa desenvolvida em Paleobotânica assenta em coleções de referência constituídas por restos de plantas atuais que permitem a identificação das plantas fósseis ao nível da espécie ou do táxon. Adicionalmente, são utilizadas chaves de identificação e bibliografia especializada.

 

Cada uma das áreas de investigação mencionadas anteriormente está representada na coleção de referência:

Macro-fósseis de plantas:

·         Sementes (Carpoteca)

·         Madeiras e Carvões (Xiloteca)

 

Micro-fósseis de plantas:

·         Pólen e Esporos (Palinoteca)

 

A coleção de referência inclui 1279 registos: 764 espécies de sementes; 282 espécies de madeiras e carvões; 233 espécies de pólen e esporos.

Foto-Atlas de Pólen das Plantas Portuguesas - Pollen Atlas of Portugal - Consulte o (PDF) 

A equipa de Paleobotânica encontra-se a desenvolver um Foto-Atlas de Pólen das plantas portuguesas para consulta online. O objetivo é munir os investigadores de ferramentas de análise botânica e mostrar a diversidade e riqueza do mundo vegetal através dos seus micro-fósseis. O foto-atlas encontra-se atualmente disponível em formato pdf e inclui três índices que permitem a pesquisa por nome da planta em latim, em português e por Família. Futuramente, o foto-atlas ficará disponível em modo interativo.