Saltar para o conteúdo principal da página

Laboratório de Arqueociências - LARC

O Laboratório de Arqueociências (LARC) é uma estrutura de investigação da DGPC que integra diferentes áreas disciplinares que se complementam. Tem como principal objetivo produzir conhecimentos sobre aspetos de natureza económica, social, cultural e biológica das populações ancestrais, bem como da sua relação e interação com o meio ambiente. Pretende-se, deste modo, identificar diacronicamente os mecanismos de mudança responsáveis pela realidade presente. Para concretizar este desafio, recorre-se a diferentes disciplinas dedicadas ao estudo do Passado através da análise de artefactos líticos (Tecnologia Lítica) (Traceologia), sedimentos (Geoarqueologia), restos de plantas (Paleobotânica), animais (Arqueozoologia) e ossos humanos (Bioarqueologia humana), (Arqueogenética) recuperados em contexto arqueológico. Entre as várias áreas de interesse destacam-se a utilização e gestão de recursos animais, vegetais e geológicos, o papel da natureza na vida quotidiana das populações e a resposta cultural e adaptativa aos condicionalismos e ofertas ambientais.

A par do desenvolvimento de projetos próprios e de colaborações nacionais e internacionais, o LARC presta apoio à comunidade arqueológica nacional através da Prestação de Serviços e da abertura anual do Concurso Arqueociências.

O LARC é dotado de instalações, aparelhos técnico-científicos, infraestruturas documentais e Coleções de Referência como a Osteoteca, a Palinoteca, a Carpoteca e a Xiloteca. Estas coleções de referência estão integradas, por protocolo, no Consórcio Nacional para a Valorização e Uso Científico das Coleções de História Natural – NatCol. São membros deste Consórcio a Universidade de Coimbra, a Universidade de Lisboa, a Universidade do Porto, o Instituto de Investigação Científica Tropical, a Câmara Municipal de Funchal e a Universidade Técnica de Lisboa.

A par com a produção de conhecimentos nas diversas áreas de especialidade, a equipa do LARC desenvolve ainda projetos experimentais, organiza ações de formação e de divulgação, estágios para alunos de graduação e pós-graduação e participa ainda na conceção e execução de programas e espaços museológicos.

O LARC conta com a colaboração de investigadores externos que aqui desenvolvem projetos de investigação no domínio das Arqueociências, funcionando igualmente como Centro de Acolhimento para estudantes de licenciatura, mestrado, doutoramento e pós-doutoramento.

O LARC é um laboratório associado ao CIBIO (Centro de Investigação em Biodiversidade e Recursos Genéticos) através da assinatura de um protocolo celebrado entre esta Instituição e a DGPC. Em resultado desta colaboração teve origem o EnvArch – Environmental Archaeology, um grupo misto de investigação dedicado ao estudo do Passado.

Equipa 

Ana Costa (Geoarqueologia)

Ana Cristina Araújo (Tecnologia lítica)

Carlos Pimenta (Arqueozoologia)

David Gonçalves (Bioarqueologia humana)

Marina Araújo Igreja (Traceologia)

Simon Davis (Arqueozoologia)

Sónia Gabriel (Arqueozoologia)

Patrícia Mendes (Paleobotânica)

Ana E. Pires ( Arqueogenética)


Membros da equipa do LARC, da esquerda para a direita : Marina Igreja (Traceologia), Ana Cristina Araújo (Tecnologia litica), Carlos Pimenta (Arqueozoologia), Patrícia Mendes (Palinologia). No banco, da esquerda para a direita : Simon Davis (Arqueozoologia), Ana Maria Costa (Geoarqueologia), Ana Elisabete Pires (Zooarqueogenética), Sónia Gabriel (Arqueozoologia), David Gonçalves (Bioarqueologia Humana).

Morada e Contactos

Laboratório de Arqueociências

Calçada do Mirante à Ajuda, nº 10A, 1300-418, Lisboa

Endereço e-mailarqueociencias@dgpc.pt

Telefones:

Geral +351213617120

Arqueozoologia

(Carlos Pimenta) +351213617126
(Simon Davis) +351213617128
(Sónia Gabriel) +351213617122

Bioarqueologia humana

(David Gonçalves) +351 213 617122

Geoarqueologia

(Ana Costa) +351213617127

Tecnologia lítica

(Ana Cristina Araújo) +351213617127
Traceologia

(Marina Araújo Igreja) +351 213 617124

Palinologia

Patrícia Mendes +351 213 617 123 


Mapa

GPS: 38.708534, -9.197934


Condições de acesso

De acordo com o disposto nos artigos 6º e 7º do Regulamento do Laboratório de Arqueociências. As pessoas interessadas em consultar as coleções de referência devem realizar a sua marcação via e-mail, arqueociências@dgpc.pt, indicando os grupos taxonómicos a observar. As marcações devem ser feitas com a antecedência necessária, de forma a facilitar o planeamento dos trabalhos do Laboratório e da utilização do espaço.