Saltar para o conteúdo principal da página

Portal do Arqueólogo

Portal do Arqueólogo  é dedicado a todos os profissionais que trabalham na área da arqueologia profissional e de investigação. Este serviço pretende facilitar e agilizar procedimentos decorrentes da prática profissional da arqueologia no território continental e promover a dinâmica entre a tutela do património arqueológico e o trabalhador/investigador. 

O Portal permite também o acesso a instituições profissionais e científicas na área do património histórico e arqueológico, com responsabilidades como entidades enquadrantes de trabalhos arqueológicos, para consulta de pedidos de autorização em que participam.

Neste espaço é ainda disponibilizada a pesquisa das ocorrências de património arqueológico, inventariadas no Endovélico - Sistema de informação e Gestão Arqueológica, com origem nos documentos técnicos existentes nos processos do Arquivo da Arqueologia Portuguesa, na bibliografia especializada, e nas ações de relocalização de novos sítios efetuadas pelos técnicos da DGPC e pelos técnicos das Direções Regionais de Cultura.

A atualização da base de dados é diária e permanente.

A localização geográfica dos sítios arqueológicos é fornecida a profissionais e investigadores que se registem no portal. 

O acesso registado no Portal permite:

·                Consulta de Autorizações para Trabalhos Arqueológicos por profissionais e empresas especializadas.
·                Gestão de relatórios entregues e a sua consulta on-line.
·                Consulta e preenchimento de curriculum vitae.
·                Localização geográfica de sítios arqueológicos.
·                Submissão on-line de Pedidos de Autorização para Trabalhos Arqueológicos (PATA).
·                Submissão on-line de Projetos de Investigação Plurianual de Arqueologia
·                Notificação por via eletrónica do despacho do PATA

Repositório Arqueológico Nacional

No sentido de garantir uma maior transparência e acessibilidade equitativa à informação existente no Arquivo da Arqueologia Portuguesa conservado na DGPC, iniciou-se a 2013 a digitalização dos relatórios técnico-científicos de trabalhos arqueológicos, com vista à constituição de um repositório digital acessível online, tendo com o referencial a norma ISO 14721:2003 Open Archival Information System.

Assim, a partir de 05 de dezembro de 2018 ficará acessível no Portal do Arqueólogo a versão digital dos relatórios técnico-científicos de arqueologia (preliminares, progresso e finais), e dos relatórios de ciências complementares, arqueociências e de conservação e restauro, produzidos no âmbito de trabalhos arqueológicos e autorizados nos termos do Decreto-Lei n.º 164/2014 de 4 de novembro, que aprova o Regulamento dos Trabalhos Arqueológicos. Esta disponibilização depende da aceitação dos seus autores, ou após o fim do período de reserva científica previsto no Art.º 10º daquele diploma, no prazo máximo de 5 anos após a conclusão dos trabalhos de campo.

Os relatórios são disponibilizados apenas para os utilizadores registados no Portal do Arqueólogo, e mediante a aceitação dos Termos e Condições de Uso.

Mantém-se a disponibilização online de conteúdos do Endovélico – Sistemas de Informação e Gestão Arqueológica, acessível através do Portal do Arqueólogo, das fichas de “trabalhos arqueológicos” e “projetos arqueológicos”, correspondendo aos documentos que são registados e digitalizados diariamente. A disponibilização destes recursos depende da capacidade dos serviços.

Esta nova funcionalidade do Portal do Arqueólogo permitirá melhorar o acesso aos Relatórios de Trabalhos Arqueológicos que compõem o Arquivo da Arqueologia Portuguesa, visando disseminar a informação arqueológica de interesse público e contribuir para a sua reutilização como fonte de conhecimento.

 

Nota:

Dado que o limite estabelecido pela Circular nº1/2015 para a submissão de projetos de tipologia PIPA termina a 31 de Maio, coincidindo este ano com um domingo, estender-se-á o prazo por mais um dia, cessando assim a 1 de junho, segunda-feira.

Contactos

Palácio Nacional da Ajuda
1349-021 Lisboa
T. +351 21 361 42 40
portalarqueologo@dgpc.pt

Legislação

Regulamento de Trabalhos Arqueológicos, em vigor desde 11 de novembro de 2014 - Decreto-lei nº 164/2014, de 4 de novembro 

Anterior Regulamento de Trabalhos Arqueológicos - Decreto 270/99, de 15 de julho

Lei de bases da política e do regime de protecção e valorização do Património Cultural Lei 107/2001 de 8 de setembro

Circulares

Projetos de Investigação Plurianual de Arqueologia - Circular nº 1/2015 

Trabalhos de Antropologia Biológica em Contexto Arqueológico - Circular Nº 1 / 2014

Directiva sobre apresentação de relatórios finais relativos a prospecções arqueológicas subaquáticas recorrendo ao uso de métodos geofísicos de detecção remota - Circular de 12 de agosto de 2010

Relatórios de Trabalhos Arqueológicos_Documentação digital - Circular de 27 dezembro 2011

Relatórios de Trabalhos Arqueológicos_Documentação Fotográfica - Circular de 12 agosto 2010_

Termos de referência para o descritor Património Arqueológico em Estudos de Impacte Ambiental - Circular de 10 dezembro 2004

Formulários

Formulário_Ficha de Sítio e Trabalho arqueológico para actualização do Endovélico -

Ver também Ficha de Sítio e Trabalho arqueológico para actualização do Endovélico_Instruções de preenchimento 

e Listas de campos para preenchimento da base de dados – Endovélico

Requerimento para processamento de subsídio para trabalhos arqueológicos

 

Outros documentos

Painel Nacional de Avaliação 2015 - Projetos de Investigação Plurianual de Arqueologia

Repositório Arqueológico Nacional - Termos e Condições de Uso