Saltar para o conteúdo principal da página

Projetos 31/10/2018

O Projeto Storm na revista Pedra & Cal

A Pedra & Cal, nº 64, dedicada ao tema “Alterações Climáticas. Prevenção & Planeamento”, inclui um artigo da autoria da equipa STORM DGPC e Nova Conservação, S.A. (Filipa Neto; Sofia Pereira; Isabel Inácio; Maria João Revez) intitulado “Agitar as políticas de adaptação às alterações climáticas - O impulso do projeto STORM na defesa do Património Cultural”.

Neste artigo pretende-se chamar a atenção para a necessidade de aproximar o conhecimento científico das práticas e políticas de gestão do património cultural, contribuindo para a criação de modelos eficazes de proteção do património face às alterações climáticas. 

São referidos alguns exemplos de boas práticas, ao nível da investigação e de estratégias nacionais de adaptação às alterações climáticas, em França, Itália, Reino Unido e Irlanda, que refletem recomendações da União Europeia e os resultados de projetos co-financiados já finalizados.

Destaca-se o trabalho do projeto STORM, financiado pela Comissão Europeia, através do programa Horizon2020, apresentando sumariamente os objetivos e metas propostas, que incluem metodologias inovadoras, ferramentas tecnológicas sustentáveis e recomendações para melhorar estratégias e introduzir boas práticas na gestão e proteção de património cultural ameaçado por fenómenos naturais.