Saltar para o conteúdo principal da página

Projetos 17/01/2019

Inventário Nacional do Património Cultural Imaterial Disponibilização de versão atualizada do sistema de informação

Encontra-se disponível ao público desde 16 de janeiro a atualização do sistema de informação utilizado pela Direção-Geral do Património Cultural para gestão do Inventário Nacional do Património Cultural Imaterial, acessível no endereço www.matrizpci.dgpc.pt.

A nova versão do sistema disponibiliza novos interfaces web, quer para pesquisa pelo público em geral, incluindo através de dispositivos móveis, quer para utilização específica por parte de entidades promotoras da proteção legal de manifestações de património cultural imaterial (PCI).

À semelhança da anterior versão, este sistema disponibiliza publicamente um variado conjunto de recursos para a promoção da salvaguarda do PCI à escala nacional, entre os quais a legislação adoptada a nível nacional, o manual de utilização do sistema e recursos documentais para a organização de pedidos de registo. Disponibiliza ainda edições de acesso gratuito em linha produzidas pela DGPC, entre as quais o Kit de Recolha do Património Imaterial, destinado à sensibilização das gerações mais jovens para o conhecimento e a valorização do património (imaterial, móvel e imóvel) das comunidades a que pertencem, e que foi premiado na III edição do Prémio Ibero-americano de Educação e Museus.

A versão inicial do sistema foi disponibilizada ao público em junho de 2011, tendo então sido o o primeiro software no seu género desenvolvido a nível internacional, em particular no que respeita à possibilidade de agilização do envolvimento dos detentores de uma manifestação de património cultural imaterial no processo da sua proteção legal.